Para quem tem vontade de conhecer mais sobre o universo da corrida, existem obras que apresentam diversas visões acerca do esporte. Assim, listamos livros sobre corrida para ficar ainda mais por dentro do assunto!
Livros sobre corrida
DO QUE EU FALO QUANDO EM FALO SOBRE CORRIDA, de Haruki Murakami (Ed. Objetiva) – O escritor japonês que tem um pé na cultura pop é também corredor. Autor de, entre outros livros, Norwegian Wood, Murakami conta suas experiências em algumas das provas mais famosas do mundo, como a de Nova York e a de Boston. Para ele, correr é um exercício e uma metáfora do trabalho literário. (Foto: Reprodução)
RUNNING ON EMPTY, de Marshall Ulrich (Penguin) – Não há tradução para o português, mas o livro é imperdível. Mais do que as memórias do ultramaratonista, que em 2008 completou quase 5 000 km correndo, o equivalente a 119 maratonas, é um relato do que move um atleta de longuíssimas distâncias e um atestado de que não importa a idade. Corrida é para qualquer um. (Foto: Reprodução)
THE SPORTS GENE, de David Epstein (Penguin) – O autor, que é redator sênior da conceituada revista Sports Illustrated, mergulha fundo no debate natureza x criação, entrevista atletas, analisa pesquisas e mostra que ambos são ingredientes fundamentais para o resultado de um atleta. Como o próprio Epstein diz: “É sempre a velha história: sempre há um software e um hardware.” Ou seja, não adianta nascer equipado com um monte de genes que possam favorecê-lo no esporte se você não treinar. (Foto: Reprodução)
THE NEW RULES OF HALF-MARATHON AND MARATHON NUTRITION, de Matt Fitzgerald (Da Capo Press)– Também sem tradução no Brasil, o livro do corredor, treinador e escritor é daqueles que se lê de cabo a rabo num piscar de olhos. O motivo? Traz, com linguagem bastante acessível, todas as orientações para impedi-lo de dar com a cara no temido muro dos 32 km. (Foto: Reprodução)
KINGS OF THE ROAD, de Cameron Stracher (Houghton Mifflin Harcourt) – Ótima dica para quem curte a genealogia da corrida. Embora sem tradução para o português, o livro revisita a era de ouro da corrida de rua nos EUA, entre os anos 1970 e 1980 e mostra por que Frank Shorter, Bill Rodgers, que sofria de déficit de atenção, e Alberto Salazar tornaram-se o trio parada dura do esporte. Cheio de causos e histórias saborosíssimas. (Foto: Reprodução)
RUN OR DIE, de Kilian Jornet (Velopress) – Também no original em espanhol (Correr o Morir), o livro é boa pedida para quem gosta de trail run e conta o que move esse incrível e jovem atleta catalão a encarar as provas mais desafiadoras do planeta. (Foto: Reprodução)
Texto: Amanda Preto | Edição: Érika Alfaro