Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Perda de peso pode reduzir danos da artrose no joelho, diz estudo

É uma série de estudos que apontam essa relação do emagrecimento com a artrose

Perca de peso
Perca de peso - Shutterstock

Está sedentário, quer emagrecer, mas mesmo assim não definiu a sua estratégia inicial? Mais um motivo para iniciar rápido! Um estudo publicado na Arthritis & Rheumatology indicou que a perda de peso pode reduzir os impactos da OA (osteoartrite) do joelho.

Saiba mais da interferência da perda de peso na artrose

“Nesse estudo que avaliou mais de 6.000 joelhos, cada redução de uma unidade no IMC foi associada a uma redução de 4,76% nas chances de incidência e progressão dos defeitos estruturais gerais de osteoartrite do joelho”, comentou o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo.

Estudos anteriores equipararam o peso corporal ao risco de desenvolvimento de artrose do joelho, à probabilidade de progressão e resultados finais como substituição total da articulação. Os pesquisadores ainda encontraram uma associação significativa entre as alterações do IMC e o risco de desenvolver dano estrutural, ou seja, o sobrepeso eleva o risco de danos articulares.

O envelhecimento faz com que torna-se comum o começo de dores nos joelhos, principalmente por problemas como a artrose. Quem está acima do peso e também é sedentário costuma ter logo cedo dores intensas.

“O aumento de peso causa uma sobrecarga sobre as articulações com um ‘trauma’ repetitivo excessivo da cartilagem e sua degeneração. Dessa forma, torna-se importante a perda de peso acompanhada de algum exercício já que as articulações realizam o movimento”, complementou o Dr. Marcos.

Constatação

A OMS (Organização Mundial da Saúde) sinalizou que a prevalência de obesidade triplicou em todo o mundo desde 1975. No Brasil, a doença crônica afeta quase 1/4 da população e o sobrepeso acomete quase seis em cada 10 brasileiros.

“Isso significa predizer que teremos uma ‘epidemia’ ainda maior de artrose nos joelhos. O diagnóstico correto e o programa de tratamento indicado pelo especialista podem frear a progressão da artrose”, disse o ortopedista.

Palavra final

Pessoas com sobrepeso ou obesidade e, potencialmente, também aquelas com peso normal podem se beneficiar de uma diminuição no IMC para prevenir, retardar ou retardar os defeitos estruturais na osteoartrite do joelho”, finalizou Cortelazo.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Essa fruta costuma estar no cardápio de uma pessoa que quer emagrecer

Nutrição

É mais uma boa opção para quem quer emagrecer

Nutrição

Consumo que traz efeitos satisfatórios em longo prazo

Treinos

Esse tema está sujeito a novos desdobramentos

Nutrição

Outra tese para reforçar a preocupação na hora de "petiscar"

Saúde

Lembre-se que a paciência impacta na conquista de resultados

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Essa fruta costuma estar no cardápio de uma pessoa que quer emagrecer

Nutrição

É mais uma boa opção para quem quer emagrecer

Nutrição

Consumo que traz efeitos satisfatórios em longo prazo

Treinos

Esse tema está sujeito a novos desdobramentos