Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Os benefícios da periodização do treinamento e os suplementos para cada fase

Entenda TUDO sobre a periodização de treinamento e saiba quais suplementos podem te ajudar a colher bons frutos em cada fase do treino! Confira e tire suas dúvidas

Homem olhando para o relógio
Foto: Shutterstock Images

   As vantagens dos programas de treinamento têm sido estudadas com o auxílio da ciência desde o século passado. Na medida em que as exigências físicas dos esportes aumentam, a busca pela melhora do rendimento e otimização da performance se torna quase uma obsessão. Assim, se corre o risco que de “exagerar na dose”, prejudicando o desempenho pelo excesso de treinamento.

Homem olhando para o relógio

Foto: Shutterstock Images

Leia também: 5 lições de Bernardinho para superar limites no esporte

Cafés da manhã proteicos para dar um up à sua dieta

Trail run: 7 erros mais comuns entre iniciantes

     Para fazer um treino consciente, além da ajuda de um profissional, é preciso entender o que é e como funciona a periodização do treinamento.  Este tipo de preparação tem como objetivo proporcionar diferentes estímulos ao corpo buscando o equilíbrio ideal entre treinamento e performance. Nos treinos são analisadas três variáveis:

  • Aptidão física – representa o quanto os sistemas fisiológicos estão capacitados a produzir energia, na dependência do tipo de solicitação física.
  • Fadiga – representa o impacto da carga de treinamento nos diferentes indicadores fisiológicos e que, certamente, vai prejudica o desempenho.
  • Performance –  é sempre o resultado da interação entre a aptidão física e a fadiga, e reflete o resultado prático em termos de desempenho físico.

No início do treinamento, a carga é intensa e o resultado é a rápida elevação da fadiga, com melhora moderada da aptidão física e um aumento pouco significativo da performance. No polimento, a adaptação à carga de treino resulta na diminuição  do índice de fadiga, melhorando ainda mais a aptidão e resultando em boa melhora da performance. Na fase de competição, temos a situação ideal com a diminuição da carga de treino, a fadiga cai e atinge seu pico, proporcionando o melhor desempenho físico. Esta é a situação que se busca para o melhor resultado durante um período de treinos.

Quais suplementos usar na periodização?

INÍCIO DE TREINAMENTO: nesta fase, o volume de treinamento é grande e fadiga também, portanto deve-se adotar uma suplementação que acelere  a recuperação muscular e potencialize o resultado dos treinos. Os suplementos que podem contribuir para o melhor rendimento nesta fase são creatina, carboidrato e proteína, BCAA e vitaminas e minerais.

POLIMENTO: com a melhora da aptidão física, inicia-se o refinamento dos movimentos a fim de melhorar a performance. Nesta fase, acrescentar suplementos como a cafeína antes dos treinos, vai contribuir para melhorar o estado de atenção e ajudar a manter o foco e a disposição para sustentar a intensa carga de treinamento. Nesta fase o uso do Whey Protein contribui muito para potencializar o ganho de massa muscular, fortalecer o sistema imune e ajudar a combater os radicais livres.

COMPETIÇÃO: caracteriza-se pelo auge da performance e as competições tornam-se mais frequentes.  Nesta etapa, o consumo de doses mais altas de cafeína (em torno de 420 mg), antes da competição, é um excelente recurso para melhorar a performance competitiva.

Fonte: fisiologistas Dr. Turíbio Leite de Barros Neto e Dra. Gerseli Angeli, membros do conselho cientifico Midway Labs.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

Prova é aguardada por vários corredores amadores e profissionais

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto

Corrida

Os seus adeptos lhe definem como "exercício do prazer"

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Treinos

Movimentos incorretos e sobrecargas acarretam em danos nessa região do corpo

Treinos

Esse tipo de questionamento é comum principalmente para o iniciante

Nutrição

Alimentos naturais podem oferecer diversos benefícios que contribuem diretamente para a hipertrofia