O pilates é um método de fortalecimento integral que tem conquistado muitos adeptos. Apesar de ter se popularizado recentemente, a modalidade é do século passado, porém bastante atual por seus benefícios. Criado pelo alemão Joseph Pilates, o método é baseado no controle da respiração e alinhamento da coluna por meio de fortalecimento de músculos profundos do tronco e do abdome.
Para dar uma forcinha àqueles que estão pensando em praticar pilates, o educador físico Isaias Leme, da academia Bio Ritmo, listou algumas dicas sobre a atividade, que é ideal para quem está em busca da definição muscular.
Veja também: 10 modalidades para melhorar a corrida
O orientador explica que os exercícios praticados no pilates são excelentes para ajudar quem quer dar um fim às gorduras localizadas, principalmente, na barriga. “A atividade trabalha todos os músculos, e podemos afirmar que essa é uma das melhores aulas para definir a musculatura abdominal”, explica Isaias Leme.
Caso o objetivo seja uma rápida perda de peso, Leme recomenda que a prática esteja aliada a exercícios aeróbios e a uma dieta equilibrada. “Além disso, o pilates é excelente para aumentar a resistência, a força, a elasticidade e o equilíbrio”, reitera o professor. Ele explica que, com aparelhos, o resultado é melhor, porque dá para aumentar a sobrecarga e dificultar os exercícios. No entanto, a orientação de um profissional da área, é primordial para conquistar os resultados desejados.
Em resumo, veja os benefícios para começar a praticar pilates, principalmente se você corre e quer melhorar o seu desempenho:
– Melhora a capacidade respiratória;
– Ajuda na concentração;
– Corrige a postura;
– Define os músculos;
– Diminui as dores corporais;
– Ajuda na recuperação de lesões.
E você, já pratica pilates? Se sim, quais outros benefícios que percebeu e há quanto tempo faz a atividade? Conte para nós!