Nutrição

Pode comer pão na dieta? Nutricionista revela a verdade

Saiba tudo sobre o alimento no Dia Mundial do Pão

Comer pão na dieta - Shutterstock

Hoje, 16 de outubro, é conhecido como o Dia Mundial do Pão, data criada pela União dos Padeiros e Confeiteiros em Nova York, nos Estados Unidos, no ano de 2000. Com objetivo de homenagear essa comida tradicional presente em diversos continentes. No entanto, apesar de muito popular, o alimento ainda gera dúvidas, principalmente em quem pretende emagrecer. Afinal, pode comer pão na dieta?

Sim! Pode comer pão na dieta!

“Claro que pode. Quando pensamos em alimentação saudável e equilibrada tem que ser sustentável. Logo podemos comer de tudo. A quantidade é individualizada, depende de muitos fatores, mas super dá para comer um pão por dia pensando em um contexto de alimentação saudável”, garantiu em entrevista exclusiva para o Sport Life a nutricionista Flávia Gregorini.

Dessa forma, também é preciso entender a importância da combinação de alimentos na dieta, ou seja, o pão é alimento de digestão rápida. Veja na sequência as sugestões de acompanhamentos saudáveis.

“Então, pensando em saciedade e controle glicêmico, é legal combinar com alimentos de digestão mais lenta, como os ovos. Quanto aos frios e margarinas são alimentos ultraprocessados e o consumo deve ser evitado, segundo o Guia Alimentar da População Brasileira”, orientou Flávia.

Outro ponto é que há mais fibras no pão integral do que o francês, motivo que ainda assim não afasta o consumo dessa iguaria porque tudo deve ser baseado de acordo com a proposta de um sujeito.

“As fibras aumentam a saciedade e para quem quer emagrecer é um ponto importante. Mas não há regra porque vai depender da combinação, com o que vai comer aquele pão e do contexto alimentar do dia como um todo”, explicou a nutricionista.

O pão é aceito na dieta de quem treina

Esse tópico consiste no tipo de treino, horário e metas de um praticante, detalhes que não são suficientes para ofuscar o impacto desse consumo para antes, durante ou após a sessão de treinamento.

“Antes do treino priorizamos alimentos de fácil digestão e que dão energia, então um pão com geleia, por exemplo, seria interessante. Após o treino, priorizamos alimentos mais proteicos, mas alimentos energéticos, como o pão, podem ser incluídos para melhor recuperação muscular”, indicou a profissional.

É verdade que comer pão à noite engorda?

“Não. As calorias do pão de manhã e à noite são as mesmas. Não existe diferença. O emagrecimento vem de uma restrição calórica feita com qualidade e um bom balanço entre os macronutrientes”, declarou.

Procede que saborear pão antes de dormir faz mal?

“Não. As pessoas têm esse medo de consumir alimentos ricos em carboidratos pela noite, mas a restrição de carboidratos à noite pode atrapalhar até a qualidade do sono. O pão é alimento energético, rico em carboidratos, que podem ser incluídos em um contexto alimentar saudável, inclusive para o emagrecimento”, concluiu a nutricionista Flávia Gregorini.

Você também vai gostar

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Nutrição

Práticas, nutritivas e que vão te auxiliar no duro processo de hipertrofia

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Sair da versão mobile