Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Respirar corretamente é fundamental para qualidade de vida; entenda

Esse ato já gerou trabalho de conscientização em todo mundo

Respirar
Respirar - Shutterstock

O ano de 2023 está só no início, no entanto, já despertou o desejo de ter uma vida melhor do que nos anos anteriores. Não é mesmo? Sendo assim, a saúde surge como prioridade nesse processo de mudança. Por isso, também é importante entender como respirar corretamente para garantir uma vida saudável. Sabia?

Método e dica para respirar bem

“Tanto a respiração durante o dia quanto a respiração nos exercícios físicos e à noite é fundamental que seja boa para que nós podemos nos recuperar e fazer as nossas atividades com qualidade”, disse o médico otorrinolaringologista Dr. Gustavo Meirelles em entrevista exclusiva para o Sport Life.

O doutor traz logo na sequência uma explicação para o uso diário e, também, compartilha algumas técnicas que podem ser benéficas para o seu dia a dia e na hora do sono.

“A respiração é primariamente nasal. Em exercícios físicos intensos, devemos respirar pela boca sem trazer prejuízo durante o exercício. A orientação básica no dia a dia é inspirar por alguns segundos até encher o pulmão, segurar um pouco esse pulmão cheio, contar até três segundos em carga máxima e espirar lentamente. Um pouco mais longa a espiração do que a inspiração”, detalha Gustavo.

“Fazer isso algumas vezes vai ajudar a você relaxar e entrar naquela fase, que está preparado para dormir. Isso é o exercício muito simples, que pode ajudar. Caso haja o interesse em buscar o exercício específico de respiração, sugiro a buscar técnicas de meditação ou de yoga”, complementa o otorrinolaringologista.

Refeição com cautela

Os auxílios não param por aí, ou seja, a alimentação é outro ponto importante. Logicamente, as dietas que são arriscadas sem o mínimo de planejamento e escolhas feitas a partir do “achismo” lhe causarão prejuízos. Basta fazer uma refeição balanceada para que os resultados apareçam de forma positiva.

“Obviamente, existem muitos alimentos com propriedades anti-inflamatórias, como mel, gengibre e entre outros. Acredito que o mais importante para ajudar na nossa respiração é a alimentação balanceada. Verduras, legumes, fibras, nutrientes, carboidratos, proteínas e um pouco de gordura”, garante o médico.

Preocupação mundial e brasileira

A OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou no primeiro semestre de 2022 o seu estudo em que acusa que 99% dos habitantes do mundo respiram o ar que excede os limites de qualidade que recomendam. A OMS enfatizou o trabalho de reduzir o uso de combustíveis fósseis e aplicar outras medidas para reter os níveis de poluição do ar.

O IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) expôs a sua pesquisa no ano de 2015, cujo trabalho constatou que 44% dos brasileiros apresentaram sintomas de doenças respiratórias. A asma e bronquite crônica estão na maioria.
O trabalho do IBOPE foi feito com 2.010 brasileiros, de 18 até 65 anos e de todas as regiões do país. Essa experiência mostrou que o que prevalece dos sintomas respiratórios (65%) se dá nos Estados da região sul do Brasil.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Treinos

O intuito desse conjunto de dicas é evitar que algumas falhas passam despercebidas

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai