Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Como deve ser a preparação para participar de uma corrida? Confira dicas

dicas para correr na rua
Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

No próximo domingo, dia 19, a partir das 6h40, a capital paulista sediará a Meia Maratona Internacional de São Paulo, a primeira da série de grandes eventos de corrida de rua na temporada 2017. Com atletas vindos de todo o país e até do exterior, o evento conta com percurso de 21 km por ruas e avenidas – a largada e a chegada serão na Praça Charles Miller, no Pacaembu. Haverá ainda uma prova de 5 km para os corredores que optarem por um desafio de menor distância.

 

como correr 5km

Foto: Shutterstock

 

Para ajudar os atletas inscritos na meia maratona e as pessoas que pretendem adotar a corrida como prática esportiva para melhorar a qualidade de vida, o fisioterapeuta especializado em esportes André Nogueira Ferraz afirma que o primeiro passo é realizar uma boa avaliação médica, para saber se seu corpo está preparado para esse tipo de esforço.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O especialista ressalta que, antes de tudo, deve haver o aquecimento para aumentar a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo. Para isso, pontua que os exercícios mais indicados são os que ativam a musculatura dos glúteos. De acordo com Nogueira, o corredor também precisa dar uma atenção especial ao tipo de calçado. “Para evitar lesões, o tênis ideal é o com pisada neutra”, afirma.

Nogueira ainda destaca que é fundamental ter uma boa base muscular. “No entanto, o fortalecimento demanda tempo, pelo menos um mês. Após esse período, os treinos podem ser mesclados entre corrida e fortalecimento muscular”, explica.

Exercícios para evitar lesões

Segundo o fisioterapeuta, entre as práticas que ajudam na prevenção de lesões para quem quer iniciar uma corrida encontram-se os agachamentos, que são indicados por fortalecerem os membros inferiores; os exercícios de equilíbrio, que contribuem para um aprimoramento da postura; e os exercícios para a panturrilha, que são fundamentais na prevenção de lesões ligamentares dos tornozelos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Nogueira destaca que, após a prova, é fundamental relaxar a musculatura e descansar o corpo para que exista a recuperação músculo esquelética. “Depois de uma atividade intensa, o corredor precisa fazer uma massagem para eliminar o acúmulo de ácido lático, reduzir a fadiga e a dor muscular, além de poder fazer uso de compressas de gelo em locais inflamados”, finaliza.

LEIA TAMBÉM

Edição: Érika Alfaro | Consultoria: André Nogueira Ferraz, fisioterapeuta especializado em esportes e sócio-fundador da Club Fisio.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Mindfulness é fundamental para garantir um bom rendimento na atividade física

Nutrição

Descubra como manter uma dieta equilibrada durante todo o ano, sem abrir mão de ingredientes saborosos

Nutrição

Veja como alguns ingredientes podem desempenhar um papel importante no organismo

Nutrição

Descubra como a especiaria pode auxiliar a realização de exercícios físicos regulares