Vai fazer sua primeira ultramaratona? Veja estas dicas

Correr uma ultramaratona exige preparo e, acima de tudo, experiência para que o desafio seja inesquecível. Confira estas dicas para fazer bonito na sua estreia

Rosália Camargo, em ultramaratona
Foto: Wagner Araújo

Você já sentiu a satisfação de superar todas as distâncias até chegar à desejada maratona. Alguns corredores vão além e ingressam no mundo das ultramaratonas, que são os desafios que ultrapassam os 42 km. Mas, como diz o ditado, “não se constrói uma casa pelo telhado”. Então, se você está de olho em provas com esse perfil, saiba que é preciso preparo e conhecimento. José Virgínio de Morais, ultramaratonista de montanha e treinador da JVM Trail Run, dá algumas dicas vão te ajudar a entrar no destemido universo da ultra com segurança e muitas histórias para contar. Vem ver!

 

Conhecer o terreno

Assim como em todas as provas, é importante averiguar o tipo de terreno que você irá percorrer. Para saber mais, pergunte a alguém que já participou da prova, assim facilita o seu planejamento de treinos e equipamentos mais adequados.

 

Ter acompanhamento profissional

Com a meta estabelecida, procure orientação de um técnico para ministrar treinamentos específicos para você. Por exemplo, se a sua prova for uma ultratrail, o ideal é que o profissional seja especialista na modalidade. “Ter outros bons profissionais também ajudam na missão: nutricionista, fisioterapeuta e quiropraxista podem acrescentar ao desempenho do atleta”, complementa Virgínio.

 

Veja também: Assista ao documentário da épica Ultratrail Mt. Fuji

 

Disciplina, essencial para uma ultramaratona

Se você chegou a um desafio desse nível, deve ter notado que a disciplina é uma virtude indispensável para superar qualquer meta. Aqui, a fórmula não é diferente, apenas mais desafiadora por conta da distância. Portanto, vale lembrar que cumprir com assiduidade o treinamento e o descanso irão preparar seu corpo para o que está por vir. “Nessa etapa, respeitar os limites do corpo também faz parte da preparação”, ressalta.

Conhecimento é poder

Nada de chegar no dia da prova desprevenido porque não viu a previsão do tempo! Procure saber informações básicas , como clima, altimetria (esse é um item que você precisa saber bem antes, pois a variação da altitude é decisiva para o tipo de treino a que você irá se submeter), tipo de terreno, número de inscritos, postos de hidratação e estrutura geral da prova (tamanho da equipe, se tem posto médico, veículo de resgate), pelo menos, 1 semana antes do grande dia.

 

Ter os equipamentos certos

Ultramaratonas exigem que o corredor pense como um sobrevivente. Principalmente se for em um local mais remoto, com trechos de mata fechada, ou que seja necessário passar por rios e outros terrenos. Caso seu desafio tenha essas características, o ideal é levar uma troca de roupa, meia, calça comprida, tênis, mochila de hidratação e pequenos snacks (gel de carboidrato e mix de sementes e grãos, por exemplo) para não ser pego pela fome ou desconforto de uma roupa encharcada. Sem falar nos outros itens de segurança: lanterna, head lamp, kit de primeiros socorros… A escolha do tênis também não pode ser negligenciada: ele deve ser confortável, seguro e apresentar um bom grip (aderência) e capacidade de proteger os pés de obstáculos (pedriscos, galhos…). Outro detalhe é não estrear nenhum equipamento em dia de prova: sempre teste em seus treinos para verificar se a mochila não machuca a pele com alguma alça ou costura, assim como o tênis, que deve ser amaciado para que os pés fiquem bem adaptados.

Recomendadas para você