Tipo de pisada é determinante na hora de escolher o tênis

Veja qual o seu tipo de pisada e aprenda a escolher o tênis correto para reduzir as chances de lesão na hora de praticar a corrida

tipos de pisada
Foto: Getty Images

Essencialmente, existem três tipos de pisada, de acordo com o tipo de apoio que os pés realizam no chão: pronada, neutra e supinada. Você deve ter isso em mente, especialmente se praticas corrida com frequência. Esse detalhe deve ser atendido no momento de escolher um tênis, já que é muito provável que esse par de calçado seja um fiel companheiro por quilômetros e quilômetros.

Para descobrir qual o seu tipo de pisada, você pode fazer um teste simples de impressão. Molhe os pés e coloque-os sobre uma folha de papel. Depois, pegue na folha e coloque-a no contraluz contra uma lâmpada, por exemplo. Observe o perfil impresso e descubra qual o perfil em que mais se enquadra

Pé pronador (ou pé chato)
É um pé que possui um arco társico muito baixo. A sua marca é muito larga e a ligação entre o calcanhar e a planta forma quase uma linha reta. Na corrida, esse tipo de pisada ataca o chão pela parte de fora do calcanhar, rodando depois excessivamente para dentro (pronação) o que poderá provocar lesões de desgaste. Se você tem esse tipo de pé,  opte por tênis com estabilidade extra, evitando sapatos com muita capacidade de amortecimento ou demasiadamente flexíveis.

Normal
Esse tipo de pé possui uma arcada normal e a sua marca mostra uma curva na parte interna; porém, o calcanhar e a planta apresentam uma ligação. O pé normal ataca o solo pela parte de fora do calcanhar, rodando depois para dentro, de modo a distribuir as forças de impacto. Quem tem esse tipo de pisada pode utilizar qualquer tipo de tênis, sendo a estabilidade o fator a privilegiar.

Pé supinador
Esse tipo de pisada tem uma ligação praticamente inexistente entre dedos e calcanhar. Esse tipo de pé ataca o solo pela parte de fora do calcanhar, mas não consegue rodar o suficiente, motivo pelo qual não distribui os impactos de forma adequada. Os supinadores devem procurar um tênis com bom amortecimento e flexibilidade, evitando calçados com demasiada estabilidade.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você