Quando retomar ao crossfit após colocar prótese de silicone?

Cirurgião plástico reforça que nenhum esporte é restrito para quem coloca o implante de silicone, e isso vale para do crossfit à natação

Silicone: após colocar uma prótese, quando retomar ao crossfit?
Foto: Shutterstock

É possível fazer treino de crossfit após colocação de prótese de silicone? Essa é uma pergunta clássica que muitas mulheres, que são adeptas ao esporte, fazem nos consultórios dos cirurgiões plásticos antes de realizar o procedimento por medo de não poder praticá-lo mais.

Logo após a colocação dos implantes de mama, é muito importante a paciente restringir um pouco as atividades físicas. Mas depois da liberação médica, a rotina deve ser normal apesar do silicone. “Não há restrições se você fizer um pós-operatório correto e voltar aos treinos seguindo as orientações médicas. Ou seja, se você seguiu o repouso indicado, utilizou o sutiã correto e respeitou o período de cicatrização pode e deve continuar malhando”, reforça o cirurgião plástico André Maranhão, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e ex-presidente da regional do RJ.

Respeite o repouso

“Se você colocou recentemente os implantes de mama, o ideal é que só após dois meses você retome ao crossfit, pois esses exercícios provocam um alto impacto e exigem muita força”, alerta Dr. André.

Normalmente, os cirurgiões plásticos pedem repouso de 30 a 45 dias após a colocação do silicone. É muito importante respeitar este período, já que é um momento onde o corpo estará respondendo e trabalhando para cicatrização. Além disso, nada de fazer esforço com os braços, ombros e costas, e claro, a parte dos seios, pois pode deslocar a prótese, abrir os pontos e gerar sangramentos. Peça ajuda sempre de um familiar para se levantar da cama e auxiliar nas tarefas básicas do dia como tomar banho, escovar os dentes, montar o prato de comida, pentear cabelo. Aos poucos, os exercícios serão liberados pelo médico.

Recomece devagar

Com certeza você vai sentir como tivesse um corpo estranho dentro de você e um peso a mais. Quando for retornar as atividades físicas, inicie com caminhadas mais leves, preste atenção no seu corpo e sinta como vai se adaptar. Após o período de 30 dias, tente uma esteira em velocidade moderada. Embora exista uma média de período de cicatrização, há algumas mulheres que se recuperam mais rápido do que outras. O assunto implante de silicone e exercícios físicos não é igual para todas, porque a cicatrização depende do organismo de cada pessoa. “Seja consciente e descanse o máximo que puder neste período toda a área superior do corpo”, diz Dr. André.

Quem é inquieto e ansioso, pode apostar em novas modalidades como meditação.

Roupas adequadas para o treino

Quando o médico liberar para treinar, lembre-se de usar um top com alta compressão e sustentação. Muito cuidado com possíveis pancadas e quedas. E sempre quando voltar da academia ou treino, coloque o sutiã cirúrgico.

Esporte é vida

Ao contrário do que muitos dizem, nenhum tipo de esporte é restrito para quem faz o implante de silicone, portanto qualquer mulher com prótese pode praticar o esporte que quiser, do boxe à natação, desde que ela tome os cuidados que falamos acima no período pós-operatório.

Diálogo sincero com seu cirurgião

“É importante manter o diálogo com seu cirurgião plástico, dessa forma ele poderá auxiliá-la melhor durante o período de repouso e aconselhar sobre o momento certo de voltar a fazer exercícios com a prótese. Qualquer incômodo, alteração e dor deve ser repassada para o seu médico, só ele poderá lhe fornecer um diagnóstico concreto e ajudar em relação as medidas que deverão ser tomadas, além de medicações”, finaliza o médico.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você