Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Quem tem artrose pode fazer musculação? Médico explica

Ainda assim, o recomendado é se consultar com um especialista antes de treinar

Pessoa com artrose pode fazer musculação
Pessoa com artrose pode fazer musculação - Shutterstock

Resumidamente, a artrose é o desgaste da cartilagem, condição que influencia para uma dor, inchaço e rigidez. Esse fenômeno natural costuma atingir o joelho, coluna, quadril, a mão e pessoas com idade avançada. Nesse sentido, há dúvida para quem gosta de esporte: pessoa com artrose pode fazer musculação?

Pessoa com artrose pode fazer musculação!

“Deve. A musculatura atua como estabilizadora secundária da articulação, dando mais estabilidade e menor sobrecarga nas articulações. Além de que a circulação local ativa um processo anti-inflamatório, estimulando moléculas anti-inflamatórias e diminuindo as moléculas inflamatórias causadoras da dor”, respondeu com exclusividade para o Sport Life o médico ortopedista do Hospital Israelita Albert Einstein Dr. Mario Ferretti.

Além disso, Mario admitiu que o tempo de treino é conforme a condição de um sujeito, exemplos: o grau de artrose e a presença de dor. E, principalmente, que o treino seja iniciado de forma leve e aumentado de forma gradativa com o auxílio de um profissional de educação física ou de fisioterapia.

Os exercícios de fortalecimento da musculatura com exercícios isométricos, isotônicos ou em cadeias cinéticas são os recomendados para um sujeito que vive com artrose. Dessa maneira, essas ações de fortalecimento precisam de amplitude de movimento em cada articulação, para evitar os trabalhos de hiperflexão ou hiperextensão.

“Além dos exercícios de fortalecimento, que podem ser realizados por meio de musculação, de exercícios no solo, como funcionais e pilates, e até mesmo exercícios na água, como hidroginástica,, outro exercício importante é o aeróbico para que a articulação se beneficie de seus efeitos que são distribuídos no corpo pela circulação. Por exemplo: uma prática de bicicleta ergométrica pode ter impacto em todo corpo por ativar os efeitos sistêmicos do exercício. A bicicleta também age fortalecendo a musculatura da coxa, o que ajuda muito nas artroses do joelho. Tanto na prática de exercícios aeróbicos quanto na de fortalecimento da musculatura deve-se tomar cuidado para não sobrecarregar a articulação acometida. Por exemplo: se a pessoa está em uma crise de dor, melhor não fazer exercícios de alto impacto”, detalhou Ferretti.

Quais são os exercícios físicos não recomendados para quem tem artrose?

“Evitar sobrecarga. Seja exercícios com muito impacto durante o exercício aeróbico, principalmente nos casos em que o paciente apresenta uma dor aguda dentro de seis a oito semanas de evolução. Pacientes com esses quadros devem evitar correr e praticar esportes de impacto, como tênis e futebol. Saindo da dor aguda e com melhora da musculatura, uma reavaliação pode liberar para a prática desses esportes. Exercícios com grandes amplitudes de movimento podem acarretar uma sobrecarga na articulação, como uma hiperextensão da coluna ou uma hiperflexão do joelho em casos de artrose facetária da coluna ou artrose femorotibial do joelho, respectivamente”, concluiu o Dr. Mario Ferretti.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai

Nutrição

Veja como algumas simples opções naturais podem promover um bom efeito anabólico no corpo

Treinos

O intuito desse conjunto de dicas é evitar que algumas falhas passam despercebidas

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

O equilíbrio ajuda a manter esse tipo de alimento na dieta balanceada

Nutrição

São alimentos que precisam ser consumidos com moderação

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Emagrecimento

Muitos profissionais dizem que é impossível dizer qual que se sobressai