Fisiculturismo

Rafael Brandão levará o Brasil para o Mr. Olympia Open após 34 anos

Brasileiro fez história ao ser campeão da categoria mais nobre do fisiculturismo, no Romania Muscle Fest Pro, em Bucareste (Romênia)

Rafael Brandão está no Olympia / Foto: reprodução Instagram @wingsofstrength

Hoje, dia 14 de novembro, o fisiculturista brasileiro, Rafael Brandão, de apenas 28 anos de idade, conquistou o título da categoria Open – sem limite de peso – do Romania Muscle Fest Pro, em Bucareste, capital da Romênia.

A vitória do atleta natural de Garça, interior de São Paulo, também o classifica diretamente para o Mr. Olympia de 2022 – principal competição de fisiculturismo do mundo.

O feito de Rafael é histórico pois, desde 1988, com o atleta Luiz Otávio de Freitas, o Mr. Olympia não tinha um representante brasileiro na categoria mais nobre da modalidade – a Open Bodybuilding.

Em outubro de 2020, Rafael já havia garantido vaga para a competição, com um terceiro lugar no Europa Pro, na Espanha. No entanto, ele foi contaminado pelo coronavírus semanas antes da competição e não conseguiu participar.

O campeonato na Romênia, porém, teve um sabor especial para Rafael. Foi o primeiro título profissional da promissora carreira do atleta brasileiro. Ele desbancou o inglês Samson Dauda, que havia o superado na semana anterior, em evento realizado em Praga, na República Tcheca.

Os atletas brasileiros, Bruno Santos e Marcelo Cruz, também participaram da categoria Open do Romênia Pro e ficaram entre os 10 melhores da competição.

Diferente do Europa Pro 2020, onde os três primeiros colocados receberam o direito de participar do Mr. Olympia seguinte, nas competições dessa temporada, apenas os vencedores garantiram vaga direta.

Além de Rafael, o Brasil tem mais atletas classificados para o próximo Mr. Olympia. Mas, em outras categorias: Diogo Montenegro e Carlos de Oliveira na Men’s Physique; Francielle Mattos, Ângela Borges e Isabelle Nunes na Wellness. Além deles, fisiculturistas como Ramon Queiroz (Classic Physique), Elisa Pecini (Bikini) e outros, possuem grandes chances de participar do evento em 2022.

A vitória de Rafael Brandão reforça ainda mais o forte crescimento do fisiculturismo brasileiro que, aos poucos, se torna referência e potência mundial. Na última edição do Mr. Olympia, o Brasil já bateu o seu recorde de participações, com direito ao título de Francielle na Wellness, o terceiro lugar de Diogo na Mens Physique e a quinta colocação na Classic Physique, com Ramon.

A próxima edição do Mr. Olympia deverá acontecer no final do ano que vem, em Las Vegas (EUA).

Você também vai gostar

Fisiculturismo

Seu guia completo para não perder nenhum detalhe da competição durante todos os dias

Fitness

Lembre-se que a constância ajuda nesse objetivo

Fisiculturismo

Não foi fácil, mas brasileiro superou rivais estrangeiros e garantiu o bicampeonato da competição

Fisiculturismo

Veja como acompanhar o evento ao vivo e de maneira gratuita pela internet

Sair da versão mobile