Você já deve ter ouvido falar que a beterraba ajuda quem participa de provas de longa duração, como maratonas ou longas pedaladas. Isso tem uma explicação científica: o vegetal é repleto de nitrato, substância que o corpo transforma em ácido nítrico, o qual promove a dilatação dos vasos. Como resultado, mais oxigênio e mais nutrientes chegam aos músculos, sendo importante para o movimento.
Recentemente, um estudo feito pela Universidade de Milão (Itália) apontou que corredores iniciantes que consumiram suplementos de nitrato tiveram uma melhora significativa de performance no teste dos 3 km. E também quanto mais descondicionado o corredor estava, mais impacto o nitrato teve na performance.
A beterraba ainda é repleta de outros benefícios: ela é um ótimo alimento para melhorar a memória, por aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro. Por ser um vegetal, possui uma considerável quantidade de carboidratos – 49g em uma porção de 100g. E a raiz também é imprescindível no cardápio de quem possui hipertensão: seus nitratos são capazes de reduzir a pressão sanguínea. Que tal dar uma chance para a beterraba?