Receita de iogurte caseiro

Pouco calórico, o iogurte caseiro é uma opção funcional que pode compor o cardápio em diversos momentos do dia. Aprenda a preparar!

Copos com iogurte e frutos para um café da manhã. Receita de iogurte caseiro
(Imagem: Pixabay.com)

Os alimentos conhecidos como funcionais são aqueles que possuem substâncias fundamentais para o corpo. Além de não apresentarem um alto valor calórico, contribuem para a manutenção do equilíbrio do organismo e auxiliam na redução do risco de doenças crônicas, como diabetes e câncer. E esse é o caso do iogurte caseiro. Portanto, para você melhorar seu café da manhã ou incrementar as sobremesas sem sair da dieta, confira essa deliciosa receita de iogurte caseiro e os benefícios desse alimento.

Por ser rico em microrganismos importantes para a flora intestinal, esse tipo de alimento ajuda a regularizar as funções do intestino e, com isso, melhorar a imunidade e diversos aspectos da saúde. Para te ajudar a inserir o ingrediente tão saudável na sua rotina, selecionamos a receita abaixo indicada pela chef do site Cozinha Fit Sylvia Pozzobon. Trata-se de uma opção além de produtos industrializados e que podem ser mais calóricos, além de contarem com conservantes e corantes. Confira!

Receita de iogurte caseiro

Ingredientes

– 1 copo de 200 a 250ml de iogurte natural, sem sabor, de sua preferência;
– 1 litro de leite com ou sem lactose (é preferível sem lactose por ter menos calorias e ser indicado para quem tem intolerância).

Modo de preparo

Ferva o leite. Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente. Quando estiver totalmente frio, adicione o iogurte e misture bem. Coloque em um recipiente fechado (melhor se for de vidro), envolva com um pano seco para vedar a luz e coloque em um local onde possa ficar totalmente imóvel por 24 horas. Não mexa e não abra pra olhar. Após esse período de coagulação, já está pronto para consumir. Mantenha guardado na geladeira, pois é um produto perecível e não contém conservantes.

Dica: Guarde 200ml desse iogurte pronto para fazer o próximo, você só precisará de 1L de leite sem lactose e é só seguir novamente o passo a passo. A cada vez que repetir o processo, você obterá um iogurte mais cremoso e consistente.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você