Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Refrigerante: nutricionista explica impacto da bebida em atletas

Novo nutricionista do Paris Saint-Germain proibiu o consumo de refrigerante durante as refeições. Especialista comenta decisão

Refrigerante atrapalha?
Refrigerante atrapalha? / Foto: Shutterstock

Recentemente, o diretor esportivo do Paris Saint-Germain, Luis Campos, nomeou um novo nutricionista para cuidar dos jogadores. A primeira decisão do novo contratado foi proibir o consumo de refrigerante e chá gelado durante as refeições. A medida pode ser considerada drástica. Mas, a decisão do profissional tem um sentido benéfico.

É o que analisa a nutricionista e educadora física Dani Borges. Segundo ela, o corte visa aumentar o rendimento dos atletas. “Dependendo do horário e quantidade que o atleta consome essas bebidas, ele pode ter sua performance prejudicada, ficando mais cansado, por exemplo. As bebidas com mais açúcar causam isso”, explica.

Conforme Dani, a medida pode elevar a qualidade alimentar do atleta. Ela alerta ainda que essas bebidas, mais pobres em vitaminas, causam um grande prejuízo a longo prazo.

É válido proibir o refrigerante?

A profissional aponta os resultados de um estudo feito pelo Centro de Pesquisa CSPI (Center for Science in the Public Interest), de Washington, EUA. Eles testaram a quantidade da substância nas latas de Coca-Cola vendidas no Canadá, Emirados Árabe, México, Reino Unido e nos Estados Unidos. O estudo apontou que a bebida comercializada no Brasil contém a maior concentração do 4-metil-imidazol (4-MI), subproduto presente no corante Caramelo IV e possivelmente cancerígena.

“Porém, a gente sabe que a ingestão de Coca-Cola e esses chás também podem trazer alguns benefícios psicológicos. Porque mente e corpo caminham juntos, devo lembrar. Por isso, o nutrólogo tem importância nesse processo. Mas um psicólogo que faça o  acompanhamento dos atletas que podem se afetar por uma medida como essa também é importante”, destaca Dani.

A profissional acrescenta que isso não é apenas no futebol. Suspender a ingestão dessas bebidas para atletas de outras modalidades também é comum. “Vale lembrar também que essa suspensão não se resume às bebidas. Embutidos, fast-food e alimentos que possuem alto valor calórico são cortados da rotina de atletas constantemente, tanto visando uma maior performance como uma melhor saúde mais a longo prazo”, finaliza.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

Nutricionista revela cinco alimentos que ajudam a eliminar a gordura abdominal. Entenda os benefícios oferecidos por cada um

Fitness

Saiba como funciona o processo e o que é necessário para acelerar os resultados

Emagrecimento

A constância influencia na conquista de um resultado positivo de emagrecimento

Nutrição

Alimentação fitness também pode ser saborosa e fácil de fazer

Crossfit

Essa atividade é reconhecida pelo seu ritmo intenso

Emagrecimento

A constância é que ajuda a deixar a conquistar a barriga dos seus sonhos

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Médica nutróloga revelou os efeitos positivos que essa renúncia pode oferecer ao organismo humano

Nutrição

Ambas bebidas podem oferecer alto teor de açúcar

Nutrição

Nutricionista esportivo desvenda os mistérios envolvendo o consumo da bebida

Nutrição

Bebida, quando consumida em excesso, pode provocar diversos prejuízos para o organismo