Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Renovação celular: o que é e como garantir a sua

Esse assunto desperta interesse de boa parte dos brasileiros

Renovação celular
Renovação celular - Shutterstock

O ano está só no início e com este tempo sempre surgem os objetivos quanto a parte estética. O cuidado da pele entra como prioridade no verão juntamente com a alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas. Nesse sentido, saiba o que é o conceito da renovação celular e o motivo de ser tão importante.

Entenda o que é renovação celular

“Primeiramente, para entender o que é a renovação celular temos que observar alguns fatos sobre a composição da nossa pele. O maior órgão do nosso corpo é formado por epiderme, a camada mais superficial; derme, que é intermediária; e hipoderme, a mais profunda das três”, disse a dermatologista do Hospital Marcelino Champagnat, de Curitiba, Cinthia Medaglia em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Existem também ao lado dessas estruturas as demais subcamadas, que integram cada uma delas. A epiderme figura como caso “a parte” pelo fato de haver cinco camadas desde a parte superficial para profunda. Cinthia vai detalhar essas classes no próximo parágrafo.

As cinco camadas da epiderme

Camada córnea

“É a parte mais exterior da pele. Feita de células achatadas, que são descartadas pelo nosso corpo, composta por células mortas repletas de queratina, com uma barreira de lipídios e ácidos graxos. É a barreira cutânea”, esclarece a doutora.

Camada lúcida

“Essa camada nem sempre está presente e é geralmente detectada só em locais onde a pele é mais espessa. As células dela também são achatadas e transparentes”, diz.

Camada granulosa

“Composta de poucas camadas celulares, ela possui grânulos que produzem queratina e evitam a perda excessiva de água pela pele”, explica a dermatologista.

Camada espinhosa

“Há uma leve importância no processo de renovação celular, mas não tanto quanto a camada mais profunda da epiderme”, adverte.

Camada basal

“É aqui que o processo acontece. Nessa camada, existem quatro tipos de células com diferentes funções fundamentais para toda a pele”, orienta.

A importância da camada basal

Essa “área” é a mais profunda da epiderme, que exerce contato direto com a derme e inicia o processo de renovação celular. Outro acréscimo são as células responsáveis pela produção de melanina e queratina. A partir da epiderme é que surge a produção das outras células das demais camadas superiores da pele.

“Conforme ficam mais “velhas”, as células da pele transferem-se das camadas mais profundas para as mais externas. Esse processo demora cerca de 28 dias para acontecer em peles mais jovens e no caso de peles mais maduras pode levar 40 dias para o ciclo se completar. Como expliquei acima, há função própria em todas as camadas da pele e por isso precisam ser renovadas constantemente para manter a saúde cutânea. Dessa forma, o processo de renovação celular da pele é importante, porque estimula o bom funcionamento de todas as camadas”, argumenta a médica.

Quem figura na explanação deste tópico é a acne. Questionada sobre os prejuízos para quem não se preocupa com a parte da limpeza de pele, Medaglia foi enfática com os danos no rosto.

“Além disso, o acúmulo de células mortas no rosto pode afetar a aparência. A pele morta pode obstruir os poros, causando cravos e espinhas. Aliás, a falta de eliminação delas pode causar descamação da pele e até hiperpigmentações em algumas áreas. Hoje em dia, existem diversas maneiras de estimular a renovação da pele, como dermocosméticos, peelings e lasers”, acrescenta.

As vantagens da renovação celular

“Estimular a renovação celular traz benefícios como a melhora da acne, da textura e ainda estimula a produção de colágeno, prevenindo sinais do envelhecimento. No entanto, para isso, é importante escolher os produtos corretos e a frequência em que eles devem ser usados. O uso rotineiro de esfoliantes químicos como AHAs, BHAs e retinol são excelentes para promover estes benefícios”, cita.

“Os esfoliantes químicos como os AHAs são excelentes, sendo o glicólico o mais potente de todos, seguido pelo lático e pelo mandélico. Aceleram o processo de renovação celular, com isso deixam a pele mais homogênea, luminosa, com textura saudável e hidratada. Estimula a renovação celular favorece a melhora de condições como acne, manchas e cravos”, complementa a profissional.

Precauções

Essas séries de resultados positivos para sua pele com certeza lhe animaram para o possível processo de renovação celular. Não é mesmo? Atente-se apenas para não cometer nenhum exagero na hora da aplicação de um produto. O uso sem orientação médica lhe causará certos “estragos”.

“A pele pode adquirir ou desenvolver condições que a impedem de completar o ciclo de renovação celular da forma correta, a psoríase é o exemplo. Se um problema como esse estiver acontecendo com você, procure um dermatologista para o tratamento correto ser indicado. Assim como outros tratamentos, estimular esse processo requer moderação e seguindo as recomendações de um profissional”, explana.

“O abuso do uso desses produtos, mesmo que cosméticos, pode ressecar a pele ou mesmo provocar micro lesões, levando a inflamação e manchas. Nossa pele tem uma capacidade limitada de se autorregenerar. É importante ficar atento aos sinais de esfoliação excessiva, como ressecamento, descamação intensa, vermelhidão e ardência”, alerta essa profissional de saúde.

Pesquisa

É o tipo de questão que tornou-se prioridade para os brasileiros. A empresa de inteligência de mercado Ipsos divulgou pesquisa no segundo semestre de 2021, cuja tese é de que os brasileiros deram o cuidado a mais na sua beleza no auge da pandemia do coronavírus.

Esse trabalho foi feito sob encomendação da Merz Aesthetics. O levantamento abordou 4.019 homens e mulheres, com idade acima de 25 anos do Brasil, Argentina, Colômbia e México, e acusou que 17% dos brasileiros se submeteram a um processo estético facial sem intervenção cirúrgica.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Fitness

Oportunidade que serve até para estreitar a relação com seu amor

Nutrição

O esporte é a "ferramenta" indispensável para essa proposta

Treinos

Tudo vai de acordo com a adaptação de um sujeito

Nutrição

É o tipo de produto que é a "bola da vez" do mundo fitness

Fitness

A sua musculatura vai lhe agradecer por essa iniciativa

Saúde

É um conjunto de teses que se atenta aos detalhes

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Oportunidade que serve até para estreitar a relação com seu amor

Nutrição

O esporte é a "ferramenta" indispensável para essa proposta

Treinos

Tudo vai de acordo com a adaptação de um sujeito

Nutrição

É o tipo de produto que é a "bola da vez" do mundo fitness