Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecimento

Água: é verdade que ela ajuda a emagrecer? Entenda

Mais uma dúvida que é solucionada por especialista nesta reportagem

Água emagrece?
Água emagrece? - Foto: Shutterstock

A água é o recurso natural abundante do universo e os seus benefícios são o regulamento da temperatura corporal, combate da acne, fortalecimento do sistema imunológico e hidratação da pele. Ainda assim, existe aquela dúvida se o consumo diário de água ajuda a emagrecer. É verdade ou fake?

A falta de informação de uma maioria dos habitantes brasileiros ainda contribui para diversas “lendas” e histórias infundadas sobre o uso da água no processo de perda de peso. Ou seja, essa dúvida permanece em alta nos tempos atuais.

O primeiro “passo” é saber que 60% do corpo humano é constituído por água. O que denota que quanto mais hidratado estiver melhor será o seu desempenho diário. Em relação ao emagrecimento, há estudos que apontam o benefício desse processo em longo prazo.

Auxílio para consumação de água

O Ministério da Saúde publicou o Guia Alimentar Para a População Brasileira no ano de 2006, documento que orienta o caminho seguro para alimentação saudável. Esse guia diz que a quantidade ideal de água a ser consumida varia conforme a idade e o peso. Em média, o recomendado é que sejam consumidos 2 litros diários para adultos, porque nosso corpo não é capaz de armazenar água e depois do consumo é distribuída por todo o nosso organismo.

Responsável pelo programa do VigilantesDoPeso no Brasil, Matheus Motta, destacou as consequências negativas para falta de água na rotina. E acusou que há uma relação entre perda de peso e beber água.

“A falta de água pode trazer diversos malefícios que impactam diretamente nossa rotina, como a piora da memória e do raciocínio, por exemplo. Além disso, o metabolismo também corre o risco de ter seu desempenho prejudicado, dificultando a perda de peso. Justamente por esta razão, evidências apoiam uma conexão entre emagrecer e beber água”, garantiu.

A fim de auxiliar aqueles que buscam o bem-estar por meio de um processo mais saudável e duradouro, a organização VigilantesDoPeso, que atua com propósito no estímulo de mudanças de hábitos, mentalidade e estilo de vida, delineou os principais benefícios de ingestão diária de água.

Como consumir água de maneira adequada

1 – Ajuda no controle de peso

A água é importante para a regularização da temperatura do nosso corpo, pressão sanguínea e o transporte eficiente de nutrientes e resíduos nos músculos, funções importantes para o bom desempenho físico. Também mantém um bom funcionamento do metabolismo, que influencia na perda e controle de peso. Além de ser a melhor opção para se hidratar, pois não contém calorias e nem açúcares, encontrados em outras bebidas.

2 – Ajuda o sistema digestivo

Hidratar-se de maneira adequada auxilia a produção de fluidos digestivos e melhora o funcionamento intestinal, evita a constipação e a formação de gases e facilita ainda a absorção dos nutrientes necessários para o nosso corpo.

3 – Evita a exaustão mental

O cérebro funciona melhor quando está hidratado. Consumir a quantidade sugerida de água é importante para manter o bom desempenho da função cognitiva, previne sintomas como cansaço, falta de atenção e falha na memória.

4 – Previne pedra nos rins

Sem o consumo ideal da quantidade de água, há a diminuição da produção de urina, que passa pelos rins e ajuda na formação de cálculos renais. Além disso, a ingestão suficiente de líquido pode diminuir os riscos de infecções no sistema urinário.

Fonte: Vigilantes do Peso

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Médica nutróloga revelou os efeitos positivos que essa renúncia pode oferecer ao organismo humano

Nutrição

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, possui incríveis benefícios para a saúde física e mental. Nutróloga ensina maneiras de consumir

Nutrição

Lembre-se que na dúvida vale a pena consultar um especialista

Nutrição

A maioria pensa que esse momento é o "dia do lixo"

Nutrição

Esses questionamentos são recorrentes nas consultas

Saúde

Esse condição desencadeia doenças cardíacas, obesidade, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Médica nutróloga revelou os efeitos positivos que essa renúncia pode oferecer ao organismo humano

Nutrição

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, possui incríveis benefícios para a saúde física e mental. Nutróloga ensina maneiras de consumir

Nutrição

Lembre-se que na dúvida vale a pena consultar um especialista

Nutrição

A maioria pensa que esse momento é o "dia do lixo"