Treine os músculos da respiração e aumente o rendimento

Os músculos respiratórios devem ser treinados para melhorar sua performance. Aprenda como exercitá-los!

respiração correta
Foto: Getty Images

Mais do que treinar para ter um corpo em forma, você precisa treinar os músculos respiratórios. O diafragma e os músculos intercostais são essenciais para a respiração correta, pois quando estão fortalecidos, ajudam na melhoria do desempenho. Dessa forma, se você não exercitá-los  regularmente você pode comprometer as atividades físicas e a saúde.

“Os músculos respiratórios são como quaisquer outros. Eles ficam mais fortes e flexíveis com o treino e tornam-se fracos e atrofiados quando não usados”, conta Al Lee, coautor do livro Perfect Breathing: Transform your life one breath at a time (A respiração perfeita: transforme sua vida uma respiração de cada vez, ainda sem publicação no Brasil) e responsável pelo site perfectbreathing.com.

Com uma rotina agitada muitas vezes nos esquecemos de como fazer a respiração correta.“O problema é que quase todo mundo hoje tem um estilo de vida e um ambiente de trabalho que envolve ficar sentado o tempo todo, assim como encolher a barriga para parecer mais magro, restringe a nossa respiração”, explica o especialista.

Ele ainda aponta quais são as consequências de ter o hábito de não fazer uma respiração correta. “A cabeça e o corpo associam a respiração rápida e curta ao instinto primitivo de ‘fuja ou lute’ e isso causa uma cascata de efeitos negativos, entre eles, o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, conta. De acordo com Lee, fazê-la mais curta tira do diafragma e dos músculos intercostais o foco, deixando-os mais fracos. “Fortalecer essa musculatura tem um tremendo impacto na melhora da performance. Alguns estudos mostram que ela pode aumentar de 3% a 5% com a adoção de uma respiração profunda”, afirma

Saiba como fazer uma respiração correta:

 

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você