O ano de 2023 está só no início, no entanto, já despertou o desejo de ter uma vida melhor do que nos anos anteriores. Não é mesmo? Sendo assim, a saúde surge como prioridade nesse processo de mudança. Por isso, também é importante entender como respirar corretamente para garantir uma vida saudável. Sabia?
Método e dica para respirar bem
“Tanto a respiração durante o dia quanto a respiração nos exercícios físicos e à noite é fundamental que seja boa para que nós podemos nos recuperar e fazer as nossas atividades com qualidade”, disse o médico otorrinolaringologista Dr. Gustavo Meirelles em entrevista exclusiva para o Sport Life.
O doutor traz logo na sequência uma explicação para o uso diário e, também, compartilha algumas técnicas que podem ser benéficas para o seu dia a dia e na hora do sono.
“A respiração é primariamente nasal. Em exercícios físicos intensos, devemos respirar pela boca sem trazer prejuízo durante o exercício. A orientação básica no dia a dia é inspirar por alguns segundos até encher o pulmão, segurar um pouco esse pulmão cheio, contar até três segundos em carga máxima e espirar lentamente. Um pouco mais longa a espiração do que a inspiração”, detalha Gustavo.
“Fazer isso algumas vezes vai ajudar a você relaxar e entrar naquela fase, que está preparado para dormir. Isso é o exercício muito simples, que pode ajudar. Caso haja o interesse em buscar o exercício específico de respiração, sugiro a buscar técnicas de meditação ou de yoga”, complementa o otorrinolaringologista.
Refeição com cautela
Os auxílios não param por aí, ou seja, a alimentação é outro ponto importante. Logicamente, as dietas que são arriscadas sem o mínimo de planejamento e escolhas feitas a partir do “achismo” lhe causarão prejuízos. Basta fazer uma refeição balanceada para que os resultados apareçam de forma positiva.
“Obviamente, existem muitos alimentos com propriedades anti-inflamatórias, como mel, gengibre e entre outros. Acredito que o mais importante para ajudar na nossa respiração é a alimentação balanceada. Verduras, legumes, fibras, nutrientes, carboidratos, proteínas e um pouco de gordura”, garante o médico.
Preocupação mundial e brasileira
A OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou no primeiro semestre de 2022 o seu estudo em que acusa que 99% dos habitantes do mundo respiram o ar que excede os limites de qualidade que recomendam. A OMS enfatizou o trabalho de reduzir o uso de combustíveis fósseis e aplicar outras medidas para reter os níveis de poluição do ar.
O IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) expôs a sua pesquisa no ano de 2015, cujo trabalho constatou que 44% dos brasileiros apresentaram sintomas de doenças respiratórias. A asma e bronquite crônica estão na maioria.
O trabalho do IBOPE foi feito com 2.010 brasileiros, de 18 até 65 anos e de todas as regiões do país. Essa experiência mostrou que o que prevalece dos sintomas respiratórios (65%) se dá nos Estados da região sul do Brasil.