Há certa polêmica em torno da proibição – na verdade recomendação – de vários organizadores quanto ao uso de fones de ouvidos durante a prova.
Uma das razões citadas é que os corredores poderiam não escutar alguma recomendação da prova, ou mesmo um automóvel que por ventura “invadisse” o local de corrida colocando em risco a segurança dos participantes.
A hipótese do automóvel parece ser remota, entretanto, já flagrei tal situação. Esqueçam um motorista tresloucado que invadiu o percurso e pensem numa ambulância que tivesse de socorrer um participante. Pois é. Foi essa a situação, não tão difícil de acontecer, que ocorreu.
Vejam a foto e observem a ambulância que estava com a sirene ligada abrindo passagem no percurso delimitado. Note, o corredor de preto teve que sair da frente assim como os demais.
Agora a pergunta que não quer calar: e se ele tivesse com fones de ouvido, quais poderiam ser as consequências? Poderia nada acontecer, como não aconteceu nada de grave – haviam vários corredores com fones – mas muitos destes devem ter tomado um pequeno susto ao serem alertados da presença de uma ambulância pedindo passagem.
Mas segurança nunca é demais!