Connect with us

O que você está procurando?

Midway

Suplementação alimentar de A a Z: um guia completo com tudo o que você precisa saber!

Como funciona a suplementação alimentar? Descubra a função de cada suplemento e de que forma suas moléculas atuam no organismo!

Suplementação alimentar de A a Z: um guia completo com tudo o que você precisa saber!
FOTO: Shutterstock
[PAGE TITLE]

A suplementação alimentar é parte importante de um programa voltado para resultados. Com a ampla variedade de marcas e produtos no mercado, parece complicado desvendar os rótulos.

Conheça a função de cada um para fazer a escolha ideal para seu objetivo:

Suplementação alimentar de A a Z: um guia completo com tudo o que você precisa saber!

FOTO: Shutterstock

WHEY PROTEIN

Proteína extraída do soro do leite que ajuda no desenvolvimento de massa muscular. É absorvida rapidamente pelo organismo.

Recomendação de consumo: 1 medida (entre 20g e 30g) logo após o treino de força. Também pode ser consumida como lanche, adicionada a um suco ou vitamina.

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Quem treina bastante pode consumir até 2 medidas diárias. Não mais do que isso, pois o excesso sobrecarrega os rins”, aconselha Tânia Rodrigues, nutricionista da RGNutri, consultoria nutricional de São Paulo.

CASEÍNA

Proteína de lenta absorção, também proveniente do soro do leite. Pode ser usada pelo organismo na construção da massa muscular até 7h após sua ingestão.

Recomendação de consumo: 1 medida após o treino. Também pode ser consumida antes de dormir, pois é durante o sono que o organismo recompõe a massa muscular.

Advertisement. Scroll to continue reading.

BCAA

É composto de três aminoácidos essenciais que formam as proteínas e que não são produzidos pelo corpo. São eles: leucina, isoleucina e valina. Também é do time que ajuda na construção de massa muscular e sua recuperação.

Recomendação de consumo: antes e após o treino. Consulte um nutricionista para a quantidade ideal para a sua necessidade.

Suplementação alimentar de A a Z: um guia completo com tudo o que você precisa saber!

FOTO: Shutterstock

CREATINA

Formada por três aminoácidos (glicina, arginina e metionina), que retardam a fadiga muscular em atividades de alta intensidade, que pedem resposta rápida do organismo. Apesar de ser muito utilizada por quem necessita de muita explosão muscular (caso dos corredores de curta distância, por exemplo), muitos especialistas indicam o suplemento para praticantes de musculação.

Recomendação de consumo: até 5g (o equivalente a uma colher de chá) ao dia durante um determinado período. Para obter a mesma biodisponibilidade (capacidade de absorção nutritiva) da creatina por meio da carne, que é uma fonte do nutriente, seria necessário consumir cerca de 10 bifes diários.

Advertisement. Scroll to continue reading.

BLEND DE PROTEÍNAS

Composto de vários perfis de proteína, como a de soja, a caseína e o whey. É uma forma mais prática de garantir a suplementação proteica necessária para a construção da massa muscular. “Assim como o whey, a proteína de soja também é absorvida rapidamente pelo organismo”, diz a nutricionista Nathalia Califre.

Recomendação de consumo: entre as refeições e antes de dormir. Recomenda-se até 2g de proteína por quilo de peso corporal àqueles que praticam exercícios de maneira regular.

TERMOGÊNICOS

Mix de várias substâncias que atuam no cérebro, acelerando o metabolismo (capacidade do corpo de gerar energia), de forma a auxiliar na perda de peso. A cafeína é a mais comum delas. “Ela tem sido amplamente estudada nos últimos 40 anos e entre os seus benefícios podemos citar o retardamento da percepção de fadiga e cansaço pelo sistema nervoso central, favorecendo o prolongamento da prática esportiva”, diz Nathalia.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Recomendação de consumo: varia de acordo com a substância termogênica.

treino de força

FOTO: Shutterstock

HIPERCALÓRICO

Complexo de carboidratos, proteínas e lipídios com alto valor calórico. “Ajuda a aumentar o aporte calórico da dieta, podendo ser consumido nos lanches da manhã e da tarde”, diz Suzana Bonumá, nutricionista de São Paulo (SP).

A ideia é oferecer bastante matéria-prima para a produção de energia durante o dia todo. Isso evita que os nutrientes utilizados para a construção da massa muscular sejam gastos como combustíveis para manter o organismo em funcionamento. Ideal para pessoas que possuem dificuldade em ganhar massa muscular.

Recomendação de consumo: Consumir 1 medida 3 vezes ao dia, inclusive antes de exercícios de força, como, por exemplo, a musculação.

Advertisement. Scroll to continue reading.

LEIA TAMBÉM

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Emagrecimento

Médica endocrinologista revela as principais dicas para garantir um emagrecimento saudável e definitivo

Nutrição

Descubra como manter uma dieta equilibrada durante todo o ano, sem abrir mão de ingredientes saborosos

Nutrição

Entenda como emagrecer rápido com alguns métodos simples e eficientes