TPM: alimentos que aliviam os sintomas

Seu treino não rende como o esperado durante a TPM? Estes alimentos amenizarão os desconfortos e ajudarão você a passar pela fase numa boa

Foto: iStock
Foto: iStock

Foto: iStock

Para nós, mulheres, a TPM é uma fase muito delicada e o sofrimento é uma variável: muitas enfrentam desconfortos que levam à alteração de humor por conta da forte alteração hormonal: inchaço, vontade de comer doce, dor nas mamas, fadiga e outros sintomas que podem durar até o final do ciclo menstrual. Você passa por isso e não sabe o que fazer para amenizar a TPM? A nutrição é um tratamento natural nesta fase, pois alguns alimentos contêm propriedades funcionais que aliviam a TPM. A nutricionista esportiva Livia Hasegawa, de São Paulo, dá algumas dicas de alimentos e de que forma atuam no seu organismo contra a TPM:

 

Chás diuréticos: chás como cavalinha ou hibisco podem auxiliar a aliviar aquela retenção de líquidos neste período. O ideal seria o consumo de até 2 xícaras ao dia, mas sempre importante procurar um profissional para adequar para você as quantidades. E não vale tomar por muito tempo. Todos os chás devem ser consumidos por um determinado período e devem ser feitos da planta, e não em pó.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

 Salmão, chia e atum: eles contêm ômega 3, que pode ajudar a reduzir os processos inflamatórios neste período e até ajudar na variação de humor. Dependendo do caso pode até ser indicado uma suplementação destes óleos, pois assim se garante um aporte melhor do nutriente.

Verduras e legumes em geral: alimentos ricos em fibras ajudam muito a manter a glicemia e a dar saciedade, especialmente na hora da vontade de doces. Não deixe de comer seu ½ prato de verduras e legumes no almoço e jantar e inclui-los nos seus ovos no café da manhã.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Espinafre, escarola e vegetais escuros:  por serem ricos em magnésio, ajudam no alívio das cólicas, além de favorecer o relaxamento muscular.
Nozes, castanhas, azeitona, gema do ovo e azeite de oliva: são ricos em vitamina E, que ajuda na redução das dores na região das mamas.

 

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você