Connect with us

O que você está procurando?

(+) Esportes

Trail run: 5 estratégias para subir melhor

Vença as montanhas com rapidez apurando sua técnica para trail run

Homem subindo montanha em trail running
Foto: iStock/Getty Images
[PAGE TITLE]

Quem já não ficou impressionado com um amigo que parece ter pulmões e pernas incansáveis em uma subida? Claro que o biotipo ajuda muito, mas com técnica adequada e uma estratégia inteligente, todos podem fazer bonito nas provas de trail run.

A primeira coisa a fazer é treinar com frequencímetro, para monitorar seus parâmetros de intensidade. Afinal, não adianta passar dos limites, você vai quebrar. Com os treinos, vai pegando também algumas manhas, como acelerar ao fim de uma descida para aproveitar o embalo para começar a subir.

Homem subindo montanha em trail running

Foto: iStock/Getty Images

Aprenda a aumentar sua velocidade e sua consistência nas subidas com estas cinco dicas.

1. Treine em escadas

Mulher subindo escadas em treino de trail run

Foto: iStock/Getty Images

Escadarias são uma ótima opção, principalmente para quem está se preparando para provas com altimetria elevada. Pode ser até a escada do prédio. Comece subindo de um em um degrau e vá aumentando a intensidade, saltando de dois em dois. Faça 5 andares, e aumente gradativamente a quantidade e as repetições. “Seja para os novatos ou assíduos das corridas em trilhas, os treinos de escadas são um ótimo exercício para que a sua técnica e tolerância à subida sejam melhores na hora da prova”, indica o treinador e atleta José Virgínio de Moraes, diretor da JVM Trail Run.

2. Apure sua técnica

Mulher treinando na praia

Foto: iStock/Getty Images

“Os treinos de técnica, ou educativos, como também são conhecidos, são de grande valia para melhorar a subida no trail run e deixar a biomecânica mais apurada, quando o corpo solicita uma melhor postura”, destaca Virgínio de Moraes. Foco em sessões de agachamento e saltos da caixa, que vão fortalecer quadril e músculos da perna – exatamente o que você precisa para voar nas subidas.

VEJA TAMBÉM: 4 dicas para encarar subidas no trail running

Advertisement. Scroll to continue reading.

3. Dê passadas mais curtas

Homem correndo em treino

Foto: iStock/Getty Images

Passos curtos e mais rápidos são mais eficientes morro acima. “Diminuir a amplitude da passada é uma boa estratégia para a economia de energia. Uma dica é que, mesmo com a passada mais curta, tente manter a corrida o maior tempo possível, e só ande quando realmente for necessário, assim você vai aumentando sua resistência”, diz Isadora.

4. Ajeite sua postura

A tendência é olhar para baixo e encurvar a coluna, mas essa postura atrapalha muito a performance. O correto é manter o olhar sempre à frente, com o abdome contraído e a coluna alinhada. Balance os braços para que ajudem a impulsão. E, na pisada, apoie primeiro a parte da frente do pé – vai poupar seu tendão de aquiles – mas depois use o pé todo.

5. Faça treinos intervalados nas subidas em trail run

Mulher correndo em subida

Foto: iStock/Getty Images

Treinar com intensidade nas subidas é a melhor opção para fazer elas se tornarem cada vez mais fáceis – e o ideal é incluir um treino semanal. “Encontre uma subida (não precisa ser muito inclinada), com uma distância de 200 m e faça de 4 a 8 repetições, correndo o mais rápido possível. Volte os 200 m trotando para descansar”, ensina a treinadora Isadora Martins. Para treinar para provas maiores, a treinadora sugere distâncias entre 500 m a 800 m. “Esse tipo de treino pode ser feito na esteira também, utilizando a inclinação de 5% a 10%”, orienta. Sim, a esteira pode ser uma super aliada para treinar em dias de clima complicado, e é especialmente útil se você não tem uma montanha por perto.

Texto: Marina Gomes | Edição: Victor Moura

Advertisement. Scroll to continue reading.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido