Resumidamente, hipertrofia muscular é quando os músculos aumentam de tamanho devido ao volume de sobrecarga. Também está entre as primeiras opções para quem quer emagrecer e, consequentemente, obter o “shape” impecável. Ainda assim, existe esta dúvida: qual é a utilidade do treino de força na hipertrofia?
Saiba mais sobre o treino de força para hipertrofia
“Treinamento de força tem o intuito de romper o efeito platô (estagnação dos resultados). É o treinamento voltado para aumentar força de articulações, tendões, força de agarro, de potência e posicionamento. Porém, é apenas durante um curto período e por isso a importância da periodização dos treinos”, afirma o personal trainer Fernando Dragão.
Fernando justifica que esse tipo de treino deve acontecer entre duas a quatro semanas e periodizado por conta da sua alta intensidade. O personal ainda detalha na sequência qual é o método correto para atingir bons resultados.
“Depois você transforma toda essa força em hipertrofia, fazendo o mesmo treinamento de antes agora com mais carga, mais repetições e menos intervalos de descanso. Para fazer um treino de força, é necessário equilibrar o número de repetições, a carga e o descanso”, explica.
Acréscimos
Portanto, não precisa criar exercícios mirabolantes, improvisar técnicas “absurdas” ou uma série de combinações, que no fim das contas só vai proporcionar fadiga. É “dever” do treino gerar o stress muscular.
“Trabalhe por períodos, hipertrofia, força, resistência e deload. Seja inteligente. De acordo com as evidências científicas, habitualmente, o número de repetições é curto, a carga é muito elevada e o tempo de repouso é limitado ao nível necessário para recuperação”, finaliza Dragão.
Lembre-se de que não existe o “melhor” exercício para o ganho de massa muscular. O que prevalece é que cada plano deve ser individualizado, ou seja, que contenha o agrupamento de diferentes execuções para os objetivos de um aluno.