Connect with us

O que você está procurando?

Triathlon

Triatlo é mais fácil do que se pensa e tem muitos benefícios

Praticar triatlo, modalidade que está a menos de 30 anos no Brasil, melhora a autoestima e previne doenças como a osteoporose

Praticar triathlon
Foto: Pixabay

Praticar triatlo é algo relativamente novo, pois a modalidade surgiu somente em em 1974, na cidade de San Diego, nos Estados Unidos. Inicialmente, era apenas uma atividade para que os atletas mantivessem a forma durante as férias. No entanto, a prática cresceu muito e chegou ao Brasil em 1981.

Ou seja, há cerca de 30 anos, o triatlo não exista em nosso país. Mas, atualmente ela tem ganhado muitos adeptos. Pois, sua prática ajuda na perda de peso, combatendo a obesidade, e melhora consideravelmente nossa capacidade do sistema respiratório. Além de melhorar a autoestima dos praticantes, também previne a osteoporose e de doenças como a diabetes e hipertensão.

E, se você quer ser mais um a praticar triatlo, saiba que é possível. Basta se atentar à estas sete recomendações!

Natação é o mais difícil. A dica para o triatloé começar com mais treinos curtos, que durem cerca de meia hora, e não se preocupar com a velocidade. Descontraia um pouco e concentre-se em “agarrar e empurrar” a água com o cotovelo no ângulo de 90º. Não deslize a mão através da água. Imagine que precise rastejar dentro de um tubo. É isso o que tem de fazer, mas na piscina. Alongue o braço para frente sem torcer o corpo para o lado, e empurre para trás.

Respire a cada braçada. Na piscina, alterne os lados para respirar. Por exemplo: na ida, respire, de acordo com as braçadas, pelo lado direito. Na volta, pelo esquerdo.

Aprenda a nadar no mar ou em lagos com roupas de neoprene. A roupa ajuda na flutuação para quem é do triatlo, mas, ao dar as braçadas, será necessário um pouco mais de força, pois o tecido pode limitar um pouco a mobilidade dos ombros. Às vezes, dê uma olhada para frente, para corrigir a direção, se for necessário.

Invista no fortalecimento muscular. Faça flexões, abdominais, entre outros, em casa, ou na academia. Fortalecer a musculatura é essencial.

Evite sessões muito duras com a bicicleta. Mantenha uma cadência em torno de 90-100 RPM. O cansaço será menor na hora do triatlo.

Combine bicicleta e corrida. Inclua no seu plano de exercícios para o triatlo transições reais entre as duas modalidades. Faça 1 km com a bike num ritmo acelerado, para ajudar a soltar mais as pernas e para eliminar o ácido láctico acumulado.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Advertisement

Você também vai gostar

Aventura

Você é novato no triatlo? Pois pode estar cometendo alguns erros capitais. Saiba quais são eles

Ultra

Karina superou um câncer de mama e a depressão, e viu sua vida se transformar quando entrou de cabeça no esporte e fez uma...

(+) Esportes

Damos 12 dicas para você começar no triathlon, uma modalidade que está em constante crescimento. Pronto para nadar, pedalar e correr?

(+) Esportes

O triathlon exige uma rotina específica e dedicada para ser bem-sucedido. Veja o que você precisa para se dar bem nas provas e treinos...