Cada vez mais as marcas de tênis esportivos desenvolvem calçados para atender atletas que se dedicam a mais de uma modalidade. A aposta do momento é um único tênis que possa ser confortável e seguro para variados tipos de corrida, prática de musculação e até mesmo esportes ao ar livre como trekking.
+ O tênis certo para cada terreno
+ Dicas para amarrar o tênis de corrida
O tênis híbrido tem a proposta de ser o modelo ideal para quem corre tanto em asfalto como em trilhas. Segundo o educador físico Filipe Cavalieri, o principal fator que diferencia o modelo é a sua capacidade de não acumular água, já que ao contrário dos tênis tradicionais, conta com um sistema que permite a liberação de água acumulada. “A drenagem é uma vantagem para praticantes de esportes de terrenos secos ou úmidos, pois evita o desconforto de ficar com o tênis molhado durante a prova e frieiras ou feridas causadas pelo atrito com a superfície”, explica.
O modelo Noosa Tri, da marca Asics, é um dos favoritos entre os corredores. Foi desenvolvido tanto para corridas curtas como de longas distâncias. É voltado para triatletas e focado na ventilação.
A Nike também apostou na tecnologia e lançou o Lunar Elite Sky Hi, um tênis que reúne as melhores características dos modelos voltados ao basquete, corrida e futebol. O solado de borracha de alta tração proporciona conforto e amortecimento adequados.
Para atender às exigências, o tênis híbrido deve ser extremamente confortável e com ventilação e amortecimento apropriados. O sistema de drenagem e absorção também deve ser avaliado.