Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Veganismo: tudo o que você precisa saber para adotar uma boa dieta

Nutrólogo orienta quem quer abandonar o consumo de proteína animal. Entenda os benefícios para a saúde e como fazer as substituições certas no veganismo

Veganismo: tudo o que você precisa saber para adotar uma dieta vegana
Veganismo: tudo o que você precisa saber para adotar uma dieta vegana / Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

Após 18 anos separados, Wanessa Camargo e Dado Dolabella voltaram a namorar. A volta do relacionamento, no entanto, trouxe uma grande mudança para a vida de Wanessa: ela agora se tornou adepta do veganismo. O objetivo é acompanhar a rotina saudável do namorado, que é ativista das causas animais desde 2015.

O Dr. Fernando Cerqueira, médico nutrólogo e membro da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (Sobraf), destaca que o veganismo não é uma dieta, mas um estilo de vida. Quem quer se tornar vegano deve compreender isso antes de tudo.

Benefícios do veganismo

Para quem se identifica com o estilo de vida e quer seguir adiante com o veganismo, o médico aponta benefícios incríveis:

Advertisement. Scroll to continue reading.
  • Mais facilidade para chegar e manter o peso ideal; 
  • Melhor controle da pressão arterial; 
  • Facilidade em controlar o colesterol;
  • Diminuição do risco de desenvolver doenças cardiovasculares ou diabetes.

Entretanto, é preciso tomar cuidado. O Dr. Fernando alerta para os danos de uma alimentação vegana ruim. “Muitos adeptos desse estilo de vida, podem ter insuficiência de ferro, proteína, vitaminas e nutrientes importantes, como a vitamina B12, que é responsável pela saúde do cérebro e só é encontrada na proteína de origem animal. Também pode ocasionar a queda de cabelo, e anemia por falta de ferro”, adverte.

Como manter uma nutrição rica

O nutrólogo indica algumas opções para substituir a proteína animal, como feijão, couve, grão de bico, soja, espinafre, abacate, espinafre e lentilha. “Existe mais uma infinidade de alimentos que só precisam da criatividade de quem irá fazer as refeições”, comenta. 

Ele acrescenta que, quase sempre, os veganos irão precisar de uma suplementação, e também do acompanhamento com um especialista.  “Os suplementos devem ser ingeridos com frequência. Claro que essa é uma questão que varia de paciente para paciente, mas a suplementação das vitaminas B12, vitamina D, ômega-3, iodo, ferro, cálcio e zinco são sempre bem-vindas”, declara. 

No entanto, ingerir suplementos não é uma escolha individual. “É necessário realizar vários exames para saber da necessidade de cada um, e se existe a necessidade suplementação”, finaliza. 

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Saúde

Nutrólogo revela 7 atitudes que podem garantir uma vida saudável. Exercícios físicos e alimentação estão entre as recomendações

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido