Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Verão chegando: veja todos os cuidados com a conjuntivite

Dias mais quentes são mais propícios a infecções como a conjuntivite, especialmente em quem pratica esporte em lugares públicos

Verão chegando: tenha todos os cuidados com a conjuntivite
Verão chegando: tenha todos os cuidados com a conjuntivite

A partir de 21 de dezembro começa o verão no Brasil e, com isso, o cuidado deve ser redobrado com a conjuntivite. Segundo informações do Ministério da Saúde, surtos de conjuntivite são comuns no verão e tem a transmissão facilitada quando ocorrem aglomerados de pessoas — mesmo contra as regras vigentes de distanciamento social impostas para brecar a contaminação pela Covid-19. Assim, os cuidados devem ser constantes para os praticantes de atividade física ao ar livre, em academias e também para os frequentadores de piscinas públicas.

“O calor e a umidade aumentam a chance de sobrevivência dos vírus e favorecem a disseminação da conjuntivite viral, que é altamente contagiosa. A conjuntivite é a inflamação dos olhos, geralmente limitada, mas nos casos de inflamação persistente pode resultar em prejuízo da visão”, explica a oftalmologista Ruth Santo.

Cuidados com a conjuntivite em lugares públicos

Quem pratica esporte ou frequenta parques públicos, academias ou piscina pública também deve ter todos os cuidados possíveis, pois pode ser o foco da conjuntivite. “O cloro das piscinas pode alterar o pH da lágrima, mudando a sua qualidade e resultando em má lubrificação, desconforto e ressecamento. Além disso, os lubrificantes oculares ajudam a remover partículas indesejáveis à superfície do olho.

Sintomas da conjuntivite viral e bacteriana

A conjuntivite viral tende a melhorar em torno de cinco a sete dias e os sintomas mais comuns são vermelhidão ocular, ardência, coceira, sensação de areia no olho, fotofobia e secreção, que pode ser aquosa ou mais amarelada, geralmente maior pela manhã.

Já para a conjuntivite bacteriana, podem ser indicados colírios anti-inflamatórios ou antibióticos. “Evite o contato com secreção e/ou pertences pessoais de outras pessoas, como óculos, toalhas, maquiagens, entre outros. Lave sempre as mãos e não coce os olhos. Um oftalmologista também pode receitar lágrimas artificiais para serem usadas várias vezes ao dia”, indica a profissional.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas