Calendário de provas

Wings for Life World Run: conheça a prova e como participar

Umas das maiores corridas globais, a Wings for Life World Run não tem linha de chegada e acontece no dia 7 de maio em várias partes do mundo

Leticia Saltori, ganhadora da Wings de 2016. Foto: Redbull/Divulgação

A Wings for life World Run é uma prova mundialmente conhecida e acontece em diversas partes do planeta no mesmo dia. A ideia partiu de Anita Gerhardter, CEO do Wings for Life, um instituto de caridade cuja missão é encontrar a cura para as lesões na medula espinhal. A primeira prova em prol da causa aconteceu em 2014, e seu maior diferencial são os catcher cars que, ao alcançarem os participantes, estes saem da competição. Ou seja, a Wings for Life World Run não tem linha de chegada: só acaba para você se o catcher car alcançar o seu pace!

 

Participação do Brasil

A prova acontecerá no dia 7 de maio para o mundo. Aqui no Brasil, a largada será em Brasília, em frente ao Museu Nacional de Brasília, localizado na Esplanada dos Ministérios, ao lado da famosa Catedral de Brasília. O percurso passará em frente de todos os ministérios e fará o retorno em frente ao Congresso Nacional, onde segue até o início do Eixo Rodoviário de Brasília Norte.

 

 

Foto: Redbull/Divulgação

 

O aplicativo

Mesmo se você não for correr em Brasília, é possível participar de onde estiver. O aplicativo da prova oferece os cálculos de distância, tempo e velocidade. Mas seu grande diferencial é funcionar como o “Catcher Car”, que é o carro que persegue os participantes na prova e que pode ser simulado por meio da ferramenta. No dia da Wings for Life World Run, esse carro – que já foi dirigido por Cacá Bueno, no Brasil, e por Max Verstappen e Carlos Sainz Jr., pilotos da Fórmula 1, na Holanda e Espanha, respectivamente – larga 30 min após o início da prova, e a partir do momento que ele alcança o corredor, é o fim da linha para essa pessoa. Portanto, saber calcular o pace e se preparar para aguentar correr por mais tempo, pode ser essencial.

 

Leticia Saltori, ganhadora da Wings de 2016. Foto: Redbull/Divulgação

 

“É um formato totalmente diferente do que estamos acostumados. Não dá para saber quantos kms você vai aguentar correr, e isso faz parte da história de superação que a corrida propõe. É assim: você vai correr o quanto suas pernas aguentarem. Então, cada metro faz a diferença”, conta Letícia Saltori, campeã da categoria feminina no Brasil em 2016 depois de correr 51 km. “A Wings For Life World Run é uma prova para todos. Não é preciso, necessariamente, um preparo físico, basta a pessoa querer correr. O aplicativo é um ótimo aliado. É legal treinar para ‘fugir’ de algo que está atrás de você, e não para alcançar algo que está lá na frente”, completa. Para baixar o app, clique aqui.

 

Thomas Payn, ganhador da Wings de 2016 aqui no Brasil. Foto: Redbull/Divulgação

 

Além de poder se preparar para correr em Brasília ou em alguma outra cidade que receberá a prova, com o novo aplicativo é possível participar da prova de onde estiver. Para participar é simples: é só baixar o aplicativo, usá-lo para treinar e, no dia 7 de maio, correr com ele exatamente no mesmo horário da prova. Um “Catcher Car” virtual estará atrás de você, com o mesmo ritmo do carro real – quando ele te alcançar, a prova termina e seu nome estará na lista de resultados do evento. E para quem ainda quiser apoiar a causa financeiramente é só entrar no site e pagar a inscrição. Todo o valor será revertido para pesquisas que buscam a cura da lesão na medula espinhal.

 

7 motivos para fazer a Wings For Life World Run

– A corrida não tem uma linha de chegada. Portanto, você pode fazer o seu tempo e a quilometragem para a qual se sentir preparado ou disposto.

– Em 2016, mais de 130 mil pessoas, de 193 nacionalidades, se inscreveram para a Wings For Life World Run, que ocorreu em 33 países. Em 2017, a prova acontecerá em 24 cidades ao redor do mundo como, por exemplo, Milão (ITA), Santiago (CHI), Breda (HOL), Valencia (ESP), Flórida (EUA), entre outras.

– O valor arrecadado com as inscrições do evento é completamente revertido a essas pesquisas e, desde 2014, quando a prova começou, já foram arrecadados mais de €7 milhões (mais de R$ 20 milhões).

– Milhões de pessoas são dependentes de cadeiras de roda por conta de lesões na medula espinhal. Cerca de 250.000 pessoas sofrem esse tipo de lesão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Correr por essas pessoas é motivador e pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de muita gente!

– Até 2016, o Instituto Wings For Life apoiou 124 projetos de pesquisas que buscam a cura da lesão da medula espinhal, em universidades como Cambridge University (UK), Harvard, Medical School (USA), Karolinska Institute (SWE) e Charité Berlin (GER).

–  Na prova, você pode ultrapassar seus limites e ir além dos 42km de uma maratona. O vencedor da prova em 2016 foi o italiano Giorgio Calcaterra, ao percorrer 88.44km e ainda assegurar o recorde do evento. No Brasil, os melhores foram o britânico Thomas Payn (56.52 km), na categoria masculina, e Leticia Saltori (51.09 km), entre as mulheres. Ambos ficaram entre os 150 principais competidores do mundo.

– Não sabe como treinar e se preparar? A corrida tem um aplicativo próprio que ajuda os corredores a entenderem como funciona sua linha de chegada. Nessa prova, um carro larga aos 30 minutos depois da largada e vai alcançando os participantes um por um. O último a ser alcançado é o vencedor.

 

Serviço

Wings For Life World Run

Data/horário: 7 de maio de 2017, a partir das 8 h (horário de Brasília)
Local: Brasília (DF)
Inscrições: https://registration.wingsforlifeworldrun.com/br/pt_br/brasilia/single#/participant

Click to comment

Você também vai gostar

Corrida

A checagem do treino diário vai te guiar na conquista dessa meta

Treinos

Tudo começa pelo trabalho de fortalecimento muscular

Corrida

Os ingressos para este evento já estão esgotados há dois meses

Corrida

É o tipo de atividade que conquista várias pessoas pelo país

Sair da versão mobile