Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Veja os hábitos posturais que prejudicam a sua coluna

Cuidado! Atividades cotidianas e alguns hábitos posturais podem ser a causa das dores e até mesmo problemas mais sérios nas suas costas

Saiba quais são os hábitos posturais que prejudicam a sua coluna
Foto: ShutterStock

Certamente você conhece alguém que tem dor na coluna. O problema pode ser de uma simples lombalgia até uma hérnia ou escoliose. Geralmente, são resultados de posições erradas no dia a dia e também de alguns hábitos posturais que prejudicam a coluna, mas que são adotados ao longo da vida.

A coluna cervical sofre com o vício postural, explica a fisioterapeuta e especialista em traumatologia e ortopedia Patrícia Prieto. “Com o passar dos anos as pessoas acabam criando hábitos que acarretam em um desequilíbrio postural e, consequentemente, lesões em todo o tronco. Por exemplo, cruzar a perna sempre para o mesmo lado ao sentar, carregar a bolsa no mesmo ombro, entre outros”.

De acordo com a fisioterapeuta, é preciso desenvolver consciência corporal a partir de atividades físicas diárias. Corrigir a postura aos poucos a partir de um simples alongamento em casa mesmo, além de praticar exercícios, principalmente os de baixo impacto, como hidroginástica, pilates e yoga.

Conheça os principais hábitos posturais que prejudicam a coluna

Uso do computador

Um hábito que impacta milhões de brasileiros diariamente é a postura incorreta ao utilizar o computador. Ao fazer o uso, o ideal é que os antebraços estejam apoiados na mesa de trabalho e evitar torções de corpo inteiro. Neste caso o ideal é usar cadeiras que girem com facilidade e assim manter a coluna ereta.

Outra dica é ajustar a tela do computador para que, ao olhar o queixo, permaneça paralelo ao chão. “Evite baixar a cabeça para ler ou escrever. A cabeça pesa em média 5 kg e, ao baixá-la para ler, a coluna terá que suportar um peso que pode chegar a 13 kg”, explica Patrícia.

Mochila ou bolsa muito pesada

Segundo a especialista, o peso é uma das piores coisas para a coluna e por isso, deve-se tomar muito cuidado ao usar mochilas ou bolsas. No caso das mochilas, elas devem estar sempre apoiadas nos dois ombros e com as alças bem ajustadas às costas.

De outra forma, o peso fica desequilibrado empurrando um dos ombros mais para baixo ou deixando o quadril torto. O peso máximo de uma mochila deve ser equivalente a 10% do peso da pessoa que irá carregá-la.

Já com as bolsas, o ideal é dar preferência aos modelos com alça transversal para equilibrar o peso nas duas partes do corpo, mas se for utilizá-la em apenas um ombro evite que sejam muito grandes.

Salto alto

O uso constante do salto pode trazer malefícios não apenas para a coluna, mas também lesões nos pés e tornozelos. Isso acontece porque o salto altera o centro de gravidade do corpo para frente e, para compensar, é necessário empinar os glúteos. Isso pode acabar provocando lordose, entorse do tornozelo, tendinite, entre outros problemas.

O salto ideal para se usar no dia a dia deve ser o de formato quadrado e ter, no máximo, três centímetros — permitindo que o peso do corpo fique distribuído igualmente, o que evita o aumento da pressão no ante pé.

Cruzar as pernas

Este é um hábito comum entre homens e mulheres que prejudica muito a postura, pois cria um desnível do quadril fazendo com que a coluna lombar fique inclinada. O ideal é se sentar com as pernas entre abertas com os dois pés apoiados no chão e a coluna ereta. Tente praticar.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila