O melão é uma fruta muito consumida no Brasil. Além de ser uma delícia se consumida diretamente, contém apenas 31 calorias a cada 100 gramas. Também pode ser aproveitada na forma de suco e suas sementes ainda são aproveitadas, se tostadas e salgadas.
E claro que, além disso, a inclusão melão na dieta ainda apresenta muitas vantagens para o nosso corpo. Então, se você quer ganhar saúde de uma maneira gostosa, não deixe de conferir!
1. Ajuda a manter os tecidos saudáveis: O melão cantaloupe é fonte de betacaroteno, pigmento laranja precursor da vitamina A. Uma xícara da fruta fornece 5.986 unidades internacionais (UI) de vitamina A, mais que a dose diária recomendada. E ela ajuda a manter os tecidos saudáveis.
2. Regula a pressão arterial: Por causa da boa dose de potássio, o melão ajuda a regular a pressão arterial e mantém o metabolismo funcionando plenamente. Uma xícara fornece 473 mg do nutriente, ou seja, cerca de 10% da dose diária recomendada.
3. Fortalece a imunidade. Além de ter boa quantidade de betacaroteno, também é repleto de vitamina C, nutriente que, já se sabe, fortalece o sistema imune, entre outras vantagens.
4. Combate a obesidade: O extrato de melão previne a obesidade em dietas ricas em gordura. Estudo realizado mostrou que ele reduziu em 41% a resistência à insulina em um estudo com ratos e regulou os níveis de glicose no sangue. Também provocou uma queda de 73% dos lipídios do fígado. O melão parece ser uma espécie de santo milagreiro antigordura, por ter um alto conteúdo da enzima antioxidante conhecida como superóxido dismutase.
5. Elimina toxinas: Por ser rico em água, o melão auxilia na hidratação e na eliminação de toxinas, inclusive as que causam a ressaca. A ingestão constante de líquidos também colabora para o bom funcionamento dos rins.