Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Faça bom proveito da vitamina C e ganhe uma aliada

Muitas frutas e até mesmo alguns vegetais são ricos em vitamina C, que te ajuda a manter o sistema imunológico sempre fortalecido

Faça bom proveito da vitamina C e ganhe uma aliada
Foto: Getty Images
[PAGE TITLE]

Ninguém gosta de ficar doente, né? Ainda mais na época de pandemia em que vivemos, manter nossa imunidade alta é um dos pontos mais importantes. E, a vitamina C pode ser sua aliada para isso, pois ela ajuda a afastar esse mal, protegendo o sistema imunológico e reduzem os problemas de saúde.

Segundo a Dra. Anna Bordini, médica com prática em oxidologia da Clínica Bertolini, as frutas cítricas são ricas em vitaminas C e podem proteger o sistema imunológico, mas não agem no combate e sim na prevenção de doenças. Entre as principais estão o limão, a acerola, a laranja, o abacaxi, o caju, o maracujá, a uva e o morango.

“A vitamina C presente nesses alimentos tem participação importante no sistema imunológico, já que fortalece os glóbulos brancos, responsáveis por combater agentes infecciosos. Entretanto, o nutriente não tem capacidade de prevenir infecções como a gripe”, explica.

Advertisement. Scroll to continue reading.

No entanto, ela pode ajudar a diminuir os sintomas. Para isso, o recomendado é ingerir 250 mg de vitamina C diariamente. Além das frutas, ela também está presente em vegetais como o brócolis e o pimentão.

Outros benefícios da vitamina C encontrada nas frutas cítricas é a proteção contra o envelhecimento das células, a redução do risco de certos tipos de câncer, ataques do coração, doenças pulmonares e derrames cerebrais, e fortalecer o sistema imunológico, deixando seu corpo forte e potente para combater qualquer doença.

Dentre outras funções, ela é uma das responsáveis pelo bom funcionamento neurológico, produção de glóbulos vermelhos, regulação da suprarrenal (glândula responsável pela resposta ao stress), manutenção do bom humor e ação imuno-moduladora.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Se houver deficiência em seu consumo, as consequências podem ser a insônia, depressão, irritabilidade, dores de cabeça frequentes, problemas gastrointestinais, enfraquecimento da memória, fraqueza muscular e inflamações frequentes.

Então, faça bom proveito da vitamina C e conquista uma vida mais saudável!

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Mindfulness é fundamental para garantir um bom rendimento na atividade física

Nutrição

Descubra como manter uma dieta equilibrada durante todo o ano, sem abrir mão de ingredientes saborosos

Nutrição

Veja como alguns ingredientes podem desempenhar um papel importante no organismo

Nutrição

Descubra como a especiaria pode auxiliar a realização de exercícios físicos regulares