Goji berry: os benefícios do superalimento

A fruta seca é rica em vitamina C, previne várias doenças e ainda ajuda a diminuir a celulite

benefícios da goji berry
Foto: Shutterstock

Os benefícios da goji berry já são aproveitados há 6.000 mil anos por herbalistas orientais, que a usam para diversos fins. No Brasil, ela vem conquistando cada dia mais espaço em sua versão seca, que lembra uma uva passa vermelha.

Benefícios da goji berry

Também conhecida como wolfberries, as frutinhas se destacam pela grande quantidade de vitamina C. Segundo a nutricionista Carolina Lara, os benefícios da goji berry para o sistema imunológico e para outros fins são inúmeros. “Ela é ótima para o humor, para evitar problemas oftalmológicos, derrames e ajuda a emagrecer“, aponta a profissional.

Além disso, Carolina destaca que ela tem ação antioxidante, anti-inflamatória, equilibra os níveis do colesterol, protege o coração e o cérebro e até ajuda a diminuir a celulite. Até doenças como câncer e diabetes também podem ser prevenidos com o consumo delas na dieta. Alguns estudos realizados nos Estados Unidos apontam que o consumo excessivo de chás de goji berry tem ação inibitória de medicação utilizada para evitar trombose ou anticoagulantes.

“O alimento é a maior fonte conhecida de carotenoides e, por isso, contribui para evitar problemas de visão e pode proporcionar fotoproteção adicional em pessoas mais suscetíveis aos raios ultravioletas”, conta a nutricionista.

Indicações e contraindicações

Para alcançar o efeito medicinal do alimento, Carolina indica uma colher de sopa ou 120ml de suco da fruta. Mas, é preciso ficar atento, pois ela não é indicada para quem faz uso de medicações diárias para controle glicêmico e de pressão. “Acredita-se que alguma substância do goji berry interaja com o P450, local no fígado onde muitos medicamentos são metabolizados”, explica a nutricionista.

E indica qual é a melhor forma e horário de colocá-la na dieta. “O ideal é consumir pela manhã, pois ela irá proporcionar energia para o dia que vai começar, podendo ser misturada com outras frutas, saladas, sucos e iogurtes”, sugere como consumi-la.

benefícios da goji berry

Foto: Shutterstock

Como por aqui ela é difícil encontrá-la na versão in natura, a nutricionista recomenda que ela seja ingerida com líquido ou hidratada, pois assim os benefícios da goji berry serão potencializados. Outra opção interessante é na forma de suco. Então não deixe de aproveitar os benefícios desse superalimento que contém 50 calorias por colher de sopa.

Gostou de conhecer os benefícios da goji berry? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você