Combinações de alimentos para potencializar sua dieta

Separamos 3 combos de alimentos para que os nutrientes presentes neles e o aproveitamento deles pelo corpo sejam otimizados

alimentos
Foto: Pixabay

Você já ouviu a máxima “a soma é maior do que as partes”? Pois é disso que se trata a sinergia, corrente (baseada em estudos, diga-se de passagem) que afirma que a combinação de determinados alimentos potencializa os nutrientes contidos neles e o aproveitamento deles pelo corpo.

Pensando nisso, nos mostraremos abaixo como três combinações bem simples de serem feitas podem te ajudar a aproveitar o máximo os benefícios de cada um dos alimentos. Não deixe de conferir!

Brócolis com mostarda –  Considerado um dos melhores alimentos, o brócilos possui um grande problema. Cozinhá-lo inibe a mirosinase, enzima que permite ao corpo absorver o sulforafano, a substância responsável pelos superpoderes do vegetal. No entanto, basta acrescentar uma colher de mostarda, rica em mirosinave, ao brócolis resolve a questão.

Tomate com azeite – O licopeno, composto encontrado no tomate e no molho de tomate,  já se sabe, ajuda a reduzir o risco de câncer de próstata. A substância dá a cor vermelha ao alimento. Além das propriedades anticancerígenas, evita a oxidação do colesterol ruim (LDL), reduzindo a formação de placas de gordura nas artérias. Mas ele é mais eficientemente absorvido pelo corpo quando há gordura no prato. Portanto, tempere a salada ou faça o molho de tomate com um pouco de azeite.

Grãos e suco de laranja – Feijão, arroz e outros grãos vegetais são fontes de um tipo de ferro chamado de não-heme. O grande problema é que o corpo não consegue absorvê-lo de forma tão eficiente nesses alimentos quanto o mineral encontrado em produtos animais, como é o caso da carne. Mas você pode potencializar a sua absorção de uma maneira bem simples, colocando um pouco de vitamina C no prato. Bastam apenas 25 mg do nutriente, quantidade contida em ¼ de copo de suco de laranja para que a absorção do ferro vegetal seja dobrada.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você