Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

4 passos simples para deixar de comer em excesso

A pandemia está fazendo sua boca ficar aberta como nunca? Veja 4 hábitos que irão te ajudar a controlar a impulsividade e a fome

Comer em excesso: 4 passos simples para acabar com isso
Foto: Shutterstock

Passar mais tempo trancado em casa, sem ter opções de lazer acaba, muitas vezes, fazendo com que a gente coma mais. Então, se você está passando do limite nessa pandemia, temos 4 mudanças hábitos simples de fazer para você, que vão te ajudar a não descontar o estresse na comida sem te deixar com fome.

1. Durma bem

A leptina e a grelina, hormônios que regulam o apetite, também estão diretamente ligadas a uma boa noite de sono. “A leptina, liberada durante as primeiras horas da manhã, está ligada ao gasto energético e ao controle da glicose. Baixos níveis desse hormônio no organismo reduzem a ingestão de alimentos, enquanto altos índices fazem a vontade de comer crescer”, explica o nutrólogo André Veinert. Já a grelina é responsável pela fome.

Para manter os níveis desses hormônios equilibrados, o ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite. Mas só isso não adianta: o sono deve ser de boa qualidade. Para investir na chamada higiene do sono, desligue celulares e aparelhos eletrônicos 1 hora antes de dormir, tire a TV do quarto e procure realmente manter-se relaxado na cama, para que o sono chegue calmo. Se você treina à noite, procure finalizar sua sessão de exercícios 3h antes de ir para a cama e não faça exercícios de alta intensidade, que estudos já mostraram que interfere na qualidade do sono.

2. Pare para comer

Está acostumado a comer ‘correndo’, olhando para o celular, sem prestar atenção ao que coloca na boca? Pois saiba que estes são os grandes vilões da alimentação consciente. Mesmo se for apenas um lanche entre as refeições, sente-se à mesa e concentre-se no ato de comer.

Quando você come fazendo outra atividade, por exemplo, dirigindo ou atendendo ao telefone, o seu cérebro não é totalmente capaz de registrar a quantidade de alimento que você consumiu. Ou seja, você ingere alimentos além da conta. Então, sente-se, desligue-se das demais atividades e preste atenção apenas ao seu prato e àquilo que está comendo.

3. Coma a cada 3 ou 4 horas

Uma das maneiras de manter o metabolismo trabalhando o tempo todo é fracionar a alimentação. “Quando você faz pequenas e frequentes refeições, os níveis de insulina melhoram, bem como o controle da fome e do apetite”, diz o médico.

4. Invista menos em alimentos processados

Pois elas são fontes de açúcar, gordura, sódio e componentes químicos (conservantes, corantes, entre outros) e pobres em fibras. Fazer deles os principais elementos do seu prato certamente vão deixá-lo com fome mais cedo.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção