Para pedalar melhor é preciso tomar alguns cuidados, principalmente em grandes cidades. Mas a prática do esporte é uma excelente alternativa para quem pretende mudar os hábitos e apostar em um estilo de vida mais saudável.
A pandemia nos trouxe desafios e algumas consequências, como uma forte tendência ao sedentarismo. Se associarmos isso à uma alimentação desregrada já teremos ingredientes mais do que necessários para o aparecimento de doenças ligadas ao excesso de peso. Mas, nos últimos meses o aumento da venda de bicicletas no Brasil abriu os olhos de todos para uma tendência para lá de positiva. Os brasileiros parecem estar decididos a mudarem seus hábitos em busca de saúde.
De acordo com dados de um levantamento promovido pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas), as vendas de bicicletas no Brasil – se comparadas com 2020 – tiveram um aumento de 34% no primeiro semestre de 2021. O estudo ouviu 180 lojistas em 20 estados diferentes.
“Para 2021, o mercado continua repleto de desafios. Entretanto, acreditamos que o movimento pela busca de bicicletas continuará em alta no Brasil nos próximos anos, seguindo uma tendência registrada em praticamente todo o mundo”, afirma o presidente da Aliança Bike, Giancarlo Clini.
A tendência que Clini se refere é também a busca por hábitos saudáveis. O avanço devastador da covid-19, sobretudo no Brasil, fez muitas pessoas abrirem os olhos para o que realmente importa. Cuidar bem da saúde tornou-se uma questão primordial para muitas pessoas. Pegando carona nessa onda, separamos algumas dicas da Aliança Bike para pedalar melhor e com mais segurança. Confira:
1 – Alongamento
Prática fundamental para melhorar a flexibilidade dos músculos, além de melhorar a circulação sanguínea, algo que pode prevenir lesões. São recomendados ao menos 10 minutos de alongamento para preparar o corpo.
2 – Seja visto
Dica importantíssima, principalmente para quem pedala em grandes e movimentadas cidades. Manter-se visível no trânsito, mesmo durante o período noturno, é o primeiro passo para evitar acidentes. Aposte sempre em roupas e sinalizadores florescentes – estilo vaga-lume – para chamar a atenção dos motoristas.
3 – Equipamento adequado
Utilizar roupas e meias de compreensão próprias para andar de bicicleta vão te ajudar a pedalar mais. Elas podem diminuir a fadiga e a tensão, além de auxiliar na recuperação muscular.
4 – Beba água
Leve sempre uma garrafa d’água para onde for. A importância da hidratação correta, principalmente em dias quentes e secos, é gigantesca. O ideal é consumir pelo menos dois litros de água por dia.
5 – Capacete
Por fim, mas imprescindível também, é usar capacete. Nada de bancar o super-herói por aí. Simples quedas, sem equipamento de proteção, podem ocasionar graves lesões.
Fontes: Aliança Bike e Saúde em Dia