Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Primavera chegou! Conheça os alimentos saudáveis da estação

Nutricionista indica o que comer para manter a boa forma na época mais bonita do ano

primavera
Foto: Shutterstock

A primavera é, para muitos, a melhor época do ano. Na maioria das vezes, saímos do frio do inverno para mergulhar em ondas mais suaves de calor, com o ar ameno e a vista colorida. Mesmo em grandes cidades, onde o concreto praticamente toma conta da paisagem, é possível ver pequenas demonstrações de beleza da natureza em algumas árvores mais floridas e no céu mais límpido.

Um ótimo incentivo para sair do sedentarismo e começar a praticar alguma atividade física ao ar livre. Bom para mudar o estilo de vida e estabelecer hábitos mais saudáveis. Atitudes que, em conjunto, podem melhorar a saúde, fortalecer a imunidade e até mesmo favorecer o emagrecimento e a boa forma.

Mas, para que tudo dê certo, é preciso também investir em uma alimentação de qualidade, rica em nutrientes funcionais e saudáveis. Pensando nisso, a nutricionista Adriana Stavro, mestre pelo Centro Universitário São Camilo, listou os principais alimentos naturais que encontramos durante a primavera. Confira:

Rúcula e Alface Romana

As folhas verdes, em geral, são muito comuns durante a primavera. E, de acordo com a nutricionista, são ricas em vitaminas, fibras e ácido fólico. Substâncias que, além de hidratarem o corpo, podem promover uma desintoxicação e reduzir processos inflamatórios.

Alcachofras

Mais uma opção que é facilmente encontrada durante essa época do ano. As alcachofras possuem grande quantidade de vitaminas do complexo B e minerais. Para Stavro, são nutrientes importantes para o combate ao colesterol e para o bem-estar de mulheres grávidas.

Aspargos

Vegetal que costuma aparecer mais durante a primavera, o aspargo é uma boa fonte de vitamina K, substância “fundamental para a coagulação do sangue, saúde do coração e dos ossos. Bem como o cobre, selênio, vitaminas B e muitos outros nutrientes importantes”, conta a especialista.

Beterraba

Amada por uns, odiada por outros. A beterraba, assim como a primavera, não passa desapercebida por quase ninguém. De acordo com Stavro, ela também é rica em betaína, nutriente que aumenta a resistência e ajuda a promover desintoxicação.

Cenouras

A nutricionista classifica a cenoura como um alimento antienvelhecimento. Isso acontece por causa de nutrientes antioxidantes presentes em sua composição, além da vitamina A. Substâncias importantes para manter a saúde da pele, unhas e até mesmo dos cabelos.

Hortelã

Nada melhor do que um suco refrescante após uma corrida no parque, não é mesmo? Ainda mais quando estamos na primavera e o clima se demonstra favorável para isso. Adicionar algumas folhas de hortelã na dieta, além de refrescar, também pode aliviar sintomas de alergia sazonal e dores no estômago.

Morangos

O sabor único do morango faz dele uma das frutas mais populares e amadas de todas. Muito comum durante a primavera, ele também é rico em polifenóis e vai “apoiar a imunidade, renovação das células e muitas outras funções”, conta Stavro.

Cebolinhas

Um tempero simples e que pode dar muito sabor a outros alimentos saudáveis, como o arroz, por exemplo. Facilmente encontrado durante essa época do ano, a cebolinha, de acordo com a nutricionista, também auxilia na prevenção de doenças e na redução do estresse. Tudo isso, principalmente, por cauda dos flavonoides – substância presenta na composição do alimento.

Rabanetes

Atenção especial para quem tem problemas de retenção hídrica. Segundo Stavro, o rabanete pode ser considerado um diurético natural. E, além de colaborar para a saúde renal, consegue remover resíduos e toxinas do estômago e do fígado.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Advertisement

Você também vai gostar

Fisiculturismo

Processo é muito mais seguro e pode sim gerar grandes resultados

Sem categoria

Entenda o impacto dos bons hábitos alimentares e da dieta balanceada no funcionamento do corpo

Fitness

Feriado costuma ser o "vilão" da dieta, mas provamos que não é bem assim

Nutrição

É um conjunto de teses que impede o "terrorismo nutricional"