Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Nutrólogo revela 10 dicas para emagrecer e não engordar novamente

Saiba como manter um estilo de vida saudável, perder peso sem sofrer e evitar possíveis compulsões

Emagrecer e não engordar novamente
Emagrecer e não engordar novamente / Foto: Shutterstock

Conseguir emagrecer e não engordar novamente é um verdadeiro desafio. O famoso “efeito sanfona”, costuma atingir muitas pessoas que apostam em estratégias agressivas e, teoricamente, rápidas para eliminar gordura corporal. A curto prazo, algumas dietas mirabolantes podem até dar resultado. No entanto, elas costumam ser pouco sustentáveis. E pior ainda: podem desencadear uma compulsão alimentar.

Com uma forte restrição calórica, o indivíduo consegue perder peso rapidamente. Porém, aquilo se torna um verdadeiro sacrifício e, portanto, impossível de se manter por muito tempo. Após atingir o objetivo inicial, quem se submete a esse tipo de estratégia tende a elevar significativamente o consumo de calorias novamente. E, dessa maneira, volta para o estágio de sobrepeso ou obesidade.

Para evitar que isso ocorra e, finalmente, conseguir emagrecer e não engordar novamente, é necessário apostar em um novo estilo de vida. Ter consciência de que o resultado não acontecerá da noite para o dia também é fundamental. A recompensa, no final das contas, é conseguir estabilizar o peso dentro daquilo que é ideal e saudável para você.

Além disso, com a pandemia de Covid-19, muitas pessoas se tornaram sedentárias e, consequentemente, ganharam mais peso. O que gera um alerta para o aumento do número de pessoas com obesidade. “É um cenário preocupante uma vez que, juntamente com o excesso de peso, surgem as doenças cardíacas, o diabetes, a pressão alta, a depressão e a maior propensão para alguns tipos de câncer”, alerta o médico nutrólogo, Dr. Nataniel Viunisk.

Como emagrecer e não engordar novamente

Com o objetivo de evitar que a doença se espalhe mais ainda, o especialista separou 10 dicas para conseguir emagrecer e não engordar novamente. Confira:

  1. Não se concentre apenas na balança. Também é importante consumir alimentos saudáveis e praticar atividades físicas que favoreçam o ganho de massa muscular.
  2. Aposte em lanches saudáveis. Além disso, o ideal é escolher opções proteicas, como barras de proteína e iogurtes.
  3. Cuidado com as dietas da moda. Lembre-se que o mais importante é focar no estilo de vida, ou seja, com constância e paciência.
  4. Não esqueça da proteína. O macronutriente é fundamental para manter a massa muscular e evitar problemas de saúde.
  5. Trace pequenas metas e siga em frente. Para conseguir emagrecer e não engordar novamente é fundamental valorizar cada conquista alcançada.
  6. Evite medidas drásticas e tenha constância. Cortar muitas calorias de uma vez e pular refeições são atitudes que podem atrapalhar o processo de emagrecimento.
  7. Inclua atividades físicas na rotina. Com apenas 30 minutos de exercícios por dia já é possível acelerar a conquista dos objetivos traçados.
  8. Aprenda a cozinhar. As chances de consumir algo fora da dieta quando não temos controle diante da preparação dos alimentos é bem alta. Portanto, faça você mesmo.
  9. Cuidado com as porções. Evite realizar grandes refeições e prefira fracionar a comida ao longo do dia. Dessa maneira, você evita tanto a fome, como os exageros.
  10. Leia atentamente os rótulos dos alimentos. Saber exatamente aquilo que se come é fundamental para evitar possíveis armadilhas e furar a dieta sem saber.

Fonte: Dr. Nataniel Viuniski, médico nutrólogo, especialista em obesidade e Membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Advertisement

Você também vai gostar

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Emagrecimento

Alimentação balanceada com exercícios físicos é a combinação indispensável desse objetivo