Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Dor no corpo: por que no frio é pior? Entenda

Ortopedista explica como as temperaturas baixas podem aumentar o desconforto articular

Dor no corpo piora no frio
Dor no corpo piora no frio / Foto: Shutterstock

Por diversos motivos, algumas pessoas sentem dor no corpo diariamente, principalmente nas articulações. Joelho, tornozelo, cotovelo, punhos e costas costumam liderar as queixas de desconforto. Mas, quando começa a época de frio, muitos desses indivíduos percebem que o problema tende a piorar.

Pode parecer bobagem, ou apenas um mito. Mas, sentir mais dor no corpo durante o frio não é mera coincidência. Pessoas com artrose, problemas articulares ou que já fraturaram algum osso costumam ser as principais vítimas das baixas temperaturas.

“Não é à toa que articulações que estão com um processo de artrose costumam melhorar quando se usa uma bolsa de água quente. A artrose prefere o calor”, explica o médico ortopedista, Dr. David Gusmão.

Segundo o especialista, esse grupo de pessoas que sente mais dor no corpo durante o frio também tende a sofrer quando uma chuva se aproxima.

“Isso acontece porque, quando o tempo está fechando e está próximo de chover, ocorre uma mudança da pressão atmosférica e, muitas vezes, a pressão intraóssea de uma articulação que está com desgaste de um osso, ou que teve uma fratura, não consegue se equilibrar na velocidade rápida o suficiente para acompanhar essa mudança. Então, o tempo frio causa mais dor articular em quem tem artrose e as mudanças bruscas de pressão atmosférica de quando está pra chover também”, conta o ortopedista.

Exercícios físicos combatem o frio

Se você costuma sentir mais dor no corpo durante os dias de frio, uma boa saída para amenizar esse desconforto é realizar atividades físicas com frequência. Conforme disse o Dr. Gusmão, “a artrose prefere o calor”.

“Quando a pessoa tem alguma articulação com artrose em um grau médio, por exemplo, e ela começa uma atividade física, o corpo aquece, aumenta a lubrificação e a flexibilidade do tecido de colágeno. Isso diminui os sintomas. Já o corpo frio, parado, com pouca lubrificação e pouca elasticidade do colágeno, fica mais sensível à dor articular”, finaliza o Dr. Gusmão.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Entenda como o corpo reage ao receber um novo estímulo físico e evite complicações sérias

Saúde

A rigidez e a dor na virilha podem ocorrer em qualquer idade, gerando desconforto. Especialista alerta para possibilidade de osteoartrose

Saúde

Ortopedista explica o significado de diferentes tipos de dores na articulação

Saúde

Cirurgião especializado em coluna alerta para os riscos que a sobrecarga e a má postura podem gerar para o corpo