Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Ansiedade: como aliviar os sintomas através da alimentação

O transtorno que afeta o humor e a qualidade de vida pode ser atenuado com a alimentação. Saiba quais alimentos ajudam a diminuir a ansiedade

Ansiedade: saiba como aliviar os sintomas através da alimentação
Ansiedade: saiba como aliviar os sintomas através da alimentação / Foto: Shutterstock

De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 264 milhões de pessoas em todo o mundo têm algum grau de ansiedade. No Brasil, 9,4% da população vivem com esse transtorno, que é caracterizado pela preocupação excessiva e sensação de que algo negativo irá acontecer.

O que poucas pessoas sabem é que, além da terapia e da prática de atividade física, a ansiedade também pode ser atenuada através da alimentação. Isso porque existem alguns alimentos que atuam diretamente no alívio dos sintomas causados pelo transtorno.

“A ansiedade é uma das compulsões mais difíceis de controlar, o paciente conta com uma extrema dificuldade em relaxar e praticar atividades simples do dia a dia”, diz Fernanda Larralde, nutricionista especializada em nutrição esportiva e funcional. A especialista listou cinco alimentos que não podem faltar na dieta de quem sofre de ansiedade. Confira:

Castanha do Pará

A Castanha do Pará é um fruto rico em selênio. “O composto melhora o humor e reduz a inflamação, trazendo alívio em pessoas que sofrem com distúrbios de humor elevado”, explica a nutricionista. Além disso, o alimento conta com antioxidantes e vitaminas benéficas à saúde.

Sementes de Abóbora

As sementes de abóbora são uma ótima fonte de potássio, e ajudam na regulação dos eletrólitos no corpo, além do gerenciamento da pressão arterial. Segundo a nutricionista Fernanda Larralde, o fruto também ajuda a diminuir o estresse e a falta de sono, o que colabora para a melhora dos sintomas de ansiedade ao longo do dia.

Chocolate

“O chocolate é rico em flavonóides, um antioxidante que ajuda na produção de serotonina, conhecido como o hormônio do bem-estar. Além disso, o elemento é capaz de reduzir a neuro inflamação, diminuindo a morte celular do cérebro e melhorando a circulação do sangue pelo corpo”, explica a especialista.

Chá verde

Ultimamente o chá verde vem ganhando grande destaque no combate a ansiedade. “Ele possui um composto chamado theanina, conhecido pelo seu potencial de controlar o humor e ter atuação de calmante e sedativo”, comenta Fernanda. Além disso, pesquisas apontam que o chá também ajuda a produzir serotonina e dopamina, substâncias que ajudam no desempenho cerebral.

Iogurte natural

De acordo com a nutricionista, os lactobacillus e as bifidobactérias (as bactérias boas presentes no iogurte), causam efeitos positivos na saúde do cérebro. “Além disso, esses ativos produzem anti-inflamatórios que reduzem as chances de uma inflamação crônica e de maneira indireta auxilia nos sintomas da ansiedade”, finaliza.

Fonte: Fernanda Larralde, nutricionista especializada em nutrição esportiva e funcional.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Outro motivo para apostar na dieta equilibrada em prol do bem-estar diário

Fisiculturismo

Processo é muito mais seguro e pode sim gerar grandes resultados

Sem categoria

Entenda o impacto dos bons hábitos alimentares e da dieta balanceada no funcionamento do corpo

Fitness

Feriado costuma ser o "vilão" da dieta, mas provamos que não é bem assim