Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Articulações estalando: ortopedista explica as razões

Especialista diferencia quando o estalo nas articulações é normal e quando não é. Entenda se há a necessidade de procurar atendimento médico

Articulações estalando: ortopedista explica as razões
Articulações estalando: ortopedista explica as razões / Legenda: Shutterstock

As articulações (ou “juntas”) estalando podem ocorrer em qualquer idade, sendo algo bastante comum. Contudo, é preciso ficar atento com a frequência e onde o estalo acontece. Quem faz o alerta é o Dr. Luiz Felipe Carvalho, ortopedista especialista em medicina regenerativa pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM).

Por que as articulações estalam?

O médico explica que o estalo acontece, geralmente, devido a presença do líquido sinovial nas articulações. Esse líquido é semelhante a um lubrificante e contém gases e nutrientes importantes para a cartilagem. “A liberação e a vibração desses gases gera o som, isso ocorre através da movimentação da articulação”, esclarece.

Quando ficar alerta

Luiz conta que, se o barulho do estalo nas articulações é frequente, ou vem acompanhado de algum tipo de incômodo ou dor, o ideal é procurar imediatamente um médico especializado. “Este rangido pode ser ocasionado por problemas de artrose, artrite, sinovite e condromalácia patelar, por exemplo”, revelou.

Segundo o médico, nesses casos, uma boa alternativa é optar por aplicação de gelo no local, fisioterapia e reforço muscular.

Cuidados especiais com os joelhos

O joelho é uma das principais articulações do nosso corpo, principalmente porque impacta diretamente na nossa mobilidade. É também uma das mais atingidas por estresses e lesões. Por isso o Dr. Luiz destaca três dicas que podem ajudar a preservar a saúde dos seus joelhos:

  • Caso você trabalhe sentado, certifique-se de que haja espaço embaixo da mesa para movimentar as pernas. Evite cruzá-las e tente mantê-las mais esticadas (em 120 graus em vez de 90, por exemplo).
  • Fortaleça o glúteo médio. O músculo se localiza na lateral do quadril e precisa estar devidamente fortalecido para que as pernas estejam bem alinhadas e não haja excesso de peso sobre os joelhos, e assim sobre as articulações. Consulte seu treinador sobre os exercícios que podem ser realizados com essa finalidade.
  • Se você corre, não se esqueça dos treinos complementares e de seguir uma planilha de acordo com as suas necessidades. Antes de avançar na corrida, o ideal é “aprender” a correr.
Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Qualquer incômodo é o bastante para um atendimento de imediato com um especialista

Saúde

Essas prevenções impedem o surgimento de lesões no joelho e de doenças degenerativas, como a artrose

Saúde

É uma série de estudos que apontam essa relação do emagrecimento com a artrose

Saúde

A rigidez e a dor na virilha podem ocorrer em qualquer idade, gerando desconforto. Especialista alerta para possibilidade de osteoartrose