Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Sarcopenia: doença que reduz massa muscular também acomete jovens

Especialistas comentam sobre o assunto e explicam como prevenir a condição

Sarcopenia
Sarcopenia / Foto: Shutterstock

A sarcopenia é uma doença que provoca a diminuição de massa muscular e é mais comum em pessoas idosas, principalmente as que já passaram dos 80 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia a estimativa é de que 46% dos indivíduos com essa idade possuem a condição.

Mas, ao contrário do que alguns imaginam, a sarcopenia não é uma exclusividade das pessoas mais velhas. Segundo o médico ortopedista, Dr. Vinícius de Brito Rodrigues, membro da Sociedade Brasileira do Quadril, a perda de massa muscular faz parte do processo natural de envelhecimento e pode começar a partir dos 30 anos de idade, com a diminuição de 1% a 2 % por ano.

‘‘A sarcopenia pode atingir pessoas com idades diferentes, não sendo exclusiva da terceira idade. Por esse motivo, é importante sempre estar atento a possibilidade de o indivíduo apresentar sarcopenia que, se diagnosticada precocemente, pode ser tratada, evitando uma evolução para formas graves”, completa a Dra. Kelem de Negreiros Cabral, médica geriatra do Hospital Sírio-Libanês e especialista em sarcopenia.

Fatores de risco para a sarcopenia

Segundo os médicos, a perda de massa muscular faz parte do processo de envelhecimento. No entanto, algumas condições e doenças pré-existentes podem acelerar esse fenômeno e provocar o desenvolvimento da sarcopenia. Confira, abaixo, os fatores de risco para a condição:

  • Diabetes;
  • Câncer;
  • Desnutrição;
  • Inflamações;
  • Alterações hormonais;
  • Medicamentos;
  • Infecções.

“Com a perda de massa magra e o enfraquecimento muscular da pelve, o paciente pode apresentar dor articular por alteração biomecânica e sofrer quedas associadas à fratura do quadril. Isso pode gerar um aumento da taxa de mortalidade desses indivíduos’’, alerta o Dr. Rodrigues.

Exercício é prevenção

Infelizmente, não existe cura para a sarcopenia. No entanto, é possível prevenir, ou ao menos retardar, o desenvolvimento da doença. E é o estilo de vida saudável, com a prática de atividades físicas regulares e uma alimentação balanceada durante toda a vida, que pode evitar o aparecimento da condição.

‘‘A prevenção se dá pela manutenção de prática de atividade física que leve ao fortalecimento muscular, como musculação ou pilates. Além disso, devemos ter atenção com a nossa qualidade nutricional’’, diz o ortopedista.

Além da prevenção, também é importante ter atenção com episódios de fraqueza ou queda repentina da massa muscular. ‘O primeiro passo é um diagnóstico médico adequado da sarcopenia e de quais são as possíveis origens para o problema. A partir daí é iniciado um plano de cuidado terapêutico individualizado”, finaliza a Dra. Cabral.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Os segredos para conquistar um físico forte e definido estão diretamente relacionados com o estilo de vida adotado

Definir músculos

Conjunto de dicas que serve para esclarecimentos de dúvidas

Nutrição

Essa condição denota o "terror" do público da terceira idade

Treinos

São dez dicas para atingir resultados em longo prazo