Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Efeito sanfona: o que causa a perda e o ganho de peso em seguida

Especialista explica as razões que nos levam a ganhar e perder peso rapidamente durante o emagrecimento, tendo o chamado efeito sanfona

Efeito sanfona: saiba o que causa o ganho e a perda de peso
Efeito sanfona: saiba o que causa o ganho e a perda de peso / Foto: Shutterstock

Não importa se você está procurando ganhar ou perder peso, o chamado “efeito sanfona” sempre coloca dificuldades em manter ou alcançar o resultado que deseja. É o que acontece quando uma pessoa tem ganho e perda de peso com facilidade. O personal trainer e educador físico, Tauan Gomes, explica que o maior causador do efeito sanfona é a ansiedade, além de outras razões.

O que causa o efeito sanfona 

“O processo de engordar demora tempo, 6 meses, 1 ano ou até 5 ou mais anos de negligência de cuidados com a saúde. Tem gente que acredita que entre 20 e 30 dias de detox é possível resolver o problema de forma definitiva. Acreditando nisso as pessoas acabam optando por medidas severas de restrição alimentar como solução milagrosa, o que acaba por não ser possível de sustentar a longo prazo, e com a frustração o peso volta tudo de novo, dessa vez carregado por compulsão alimentar e traumas ocasionadas pela ansiedade do resultado imediato”, justifica.

Além da ansiedade, a Taxa Metabólica Basal (TMB) também pode causar o efeito sanfona. Trata-se do mínimo de energia necessária para manter as funções do organismo em repouso, como os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a respiração e a manutenção da temperatura corporal.

“Conforme cada perfil, idade, sexo, ativo ou sedentário, peso, altura e indice de massa corporal (IMC), é possível encontrar o gasto basal diário, que é exigência energética para a manutenção do corpo e da vida, que você precisa consumir diariamente para mantê-lo em funcionamento”, explica. 

“A queda de peso de forma acelerada pode causar uma redução da taxa metabólica basal considerável, fazendo com que seu corpo gaste cada vez menos energia de forma natural e obrigando a permanecer em dietas cada vez mais restritivas para que o peso não volte a aumentar”, complementa o educador.

Tauan explica ainda que a restrição alimentar funciona, mas é necessário o acompanhamento profissional para que o processo seja realizado da forma correta. Isso porque, com o déficit calórico muito alto de forma repentina, nosso corpo sofre uma redução de peso de forma rápida em um primeiro momento, mas enfrenta algumas consequências ao longo prazo.

Uma delas é o aumento do cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Se liberado em grande quantidade, ele pode ser o vilão do processo de emagrecimento por fazer com que o corpo produza adrenalina e insulina em excesso, e rapidamente transformando o glicogênio que (um tipo de carboidrato armazenado no fígado) e em açúcar. 

Isso provoca um acúmulo de gordura, especialmente na região do abdômen, além de obrigar que seu metabolismo basal fique cada vez mais lento para se adequar a restrição de energia consumida. 

O personal trainer lembra também que a perda acentuada de peso causa um grande catabolismo de massa muscular, causando a aparência de mais idade do que tem, além da queda de energia e produtividade para o dia a dia. 

Além das razões já citadas, uma das causas do efeito sanfona, para Tauan, é a falta de planejamento. “Você acaba queimando etapas do seu processo. Diante disso, é muito importante conseguir manter um ritmo e, sobretudo, um estilo de vida saudável, algo que vai te acompanhar pelo resto da vida”, afirma. 

O especialista também ressalta que o processo é gradativo. “Entenda que o que demorou anos para que o indivíduo engordasse 8, 12 ou 30kg, não aconteceu da noite para o dia e, por isso, buscar estratégias que visam resultados imediatos podem custar caro a sua saúde física e mental”, finaliza.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Dicas que valem a pena para mulheres de qualquer faixa etária

Condicionamento Físico

Trabalho integrado ajuda na correção desse problema

Nutrição

Outra tese que mostra que é possível ter energia de forma leve

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Advertisement

Você também vai gostar

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Emagrecimento

Alimentação balanceada com exercícios físicos é a combinação indispensável desse objetivo