Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecimento

Suor e perda de gordura: existe relação entre os dois? Entenda

Descubra o que realmente acontece com organismo durante a transpiração

Suor e perda de gordura
Suor e perda de gordura - Shutterstock

O universo da educação física é amplo, ou seja, constantemente surgem diversas dúvidas sobre atividades, nutrição e peso. A dúvida ainda aumenta principalmente para quem é iniciante no objetivo da redução de peso. Nesse sentido, o personal trainer Fernando Dragão vai explicar a diferença entre suor e perda de gordura.

Suor x perda de gordura

“O suor é a perda de um líquido (fluído composto de cloreto de sódio e ureia). É a resposta do nosso organismo para reduzir a temperatura corporal evaporando líquido sobre a pele. Isso porque quando o nosso corpo atinge temperaturas acima de 37° C, a probabilidade de acontecer danos à nossa saúde é muito grande. Dessa maneira, o suor ajuda o corpo na temperatura ideal”, afirma Fernando.

O simples fato já faz com que muitas pessoas imaginem que haja a perda de gordura, e, principalmente, o emagrecimento. Outra curiosidade é que a maioria pensa que se não suar o tempo de exercício não valeu a pena. Já ouviu isso, não é?

Explicações

É de se ressaltar que a água não é a única substância que alguém perde na transpiração, ou seja, os eletrólitos essenciais, como sódio, cloreto, potássio, magnésio e cálcio saem também no momento do suor. O recomendado é se alimentar com comidas e bebidas leves para que se hidrate e reponha os eletrólitos depois dos treinamentos.

“O indivíduo que não tomar muita água e não repor adequadamente essa perda de eletrólitos, pode surgir então a chamada Hiponatremia que é uma diminuição da concentração de sódio no sangue. Um dos primeiros sinais disso são as câimbras generalizadas. Assim, a hidratação deve ser não apenas com água, mas com as bebidas isotônicas”, explica Dragão.

Atividades

As principais funções dos eletrólitos de sangue, sódio, potássio, cloreto e bicarbonato são nas regulações dos nervos, músculos e no equilíbrio ácido-base. Há ações no gerenciamento da pressão arterial e pH do sangue, “reforma” de tecidos prejudicados, produção de energia, prevenção de câimbra, contração dos músculos e hidratação.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Corrida

Fisiologista revela conta simples para ajudar a entender o gasto energético durante o exercício

(+) Esportes

O boxe, além de poder ser uma forma de exercício mais divertida do que a musculação, ainda traz diversos benefícios para a saúde

Tênis

Especialista comenta benefícios do tênis e por que você deve praticar essa atividade, especialmente se estiver buscando perda de peso

Fitness

Os exercícios pós-gravidez podem ser muito benéficos para as mamães. Veja como realizar 3 deles em casa mesmo

Nutrição

Entenda porque o arroz e feijão devem entrar na sua dieta e como esses alimentos tão comuns no Brasil ajudam a saúde

Treinos

Saiba como cada faixa etária deve se exercitar e qual o tempo correto de atividade física para cada idade praticar

Advertisement

Você também vai gostar

Tênis

Especialista comenta benefícios do tênis e por que você deve praticar essa atividade, especialmente se estiver buscando perda de peso

Treinos

Saiba como cada faixa etária deve se exercitar e qual o tempo correto de atividade física para cada idade praticar

Emagrecimento

Muita gente, após conseguir um par, acaba ganhando um pouco de peso, mas é possível emagrecer em conjunto se esse for o objetivo de...

Fitness

A dor na coluna, queixa de muitos brasileiros atualmente, pode ser diminuída com a ajuda do pilates; entenda