Já foi dada a largada para a temporada do verão 2023. Sem dúvidas, é a estação do ano em que as pessoas se comprometem com a prática regular de exercícios físicos. Escolheu treinar na academia, mas logo depois não gostou de a ver lotada? Fique tranquilo! Existem as cinco maneiras para treinar em casa.
As cinco dicas para o treinar em casa
Aquecimento como prioridade
“Antes de começar a rotina de exercícios em casa, é preciso se aquecer para preparar e adaptar o corpo para os exercícios. Assim, evita lesões e traz mais resistência e força para o organismo”, explica o ortopedista Layron Alves, especialista em ombro e cotovelo e sócio da Clínica LARC, em São Paulo.
Roupas adequadas
Não precisa fazer a atividade física como se estivesse trajado para momento especial e da mesma forma que é um exagero estar vestido como um típico sujeito maloqueiro. Roupas que não limitam o movimento do corpo e tênis que absorvem o impacto são ótimas alternativas. Existem produtos para todos os gostos e preços. Faça as compras!
Limite
Descarte as histórias mirabolantes ou o ritmo de overtraining. O correto é respeitar aquilo que você consegue corresponder para que gradativamente haja o aumento da carga de treinamento. “Exigir demais do seu corpo pode colocar sua saúde em risco”, pondera Alves.
Objetos
Distancie os seus móveis e demais objetos que podem lhe acarretar uma lesão. Também adquira equipamentos de treino, exemplos: colchonetes, bancos, pesos e elásticos. São nos detalhes que construímos aquilo que queremos.
Alimentação saudável
“Independentemente do tipo de atividade física, é essencial ter uma alimentação adequada com proteínas, cálcio e outras vitaminas. Além disso, procure ter boa noite de sono e aposte no consumo de água antes e depois do treino, pois ela garante a reposição de líquidos perdidos”, termina o ortopedista.