O CrossFit reúne exercícios de várias modalidades, que ajudam no ganho de massa muscular, na melhora do condicionamento físico, capacidade respiratória e entre outros. Ainda assim, toda orientação é válida antes da experiência e nesse sentido a especialista em treinamento de força pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) Enya Tiemi vai compartilhar três dicas para iniciar no CrossFit.
As três dicas para iniciar no CrossFit
Prática com hábitos saudáveis
“Assim como no início de qualquer prática de exercícios físicos, é importante que hábitos saudáveis acompanhem o processo. Cuide da alimentação, encaixe o descanso na sua rotina e mantenha a constância desses hábitos. Treinar, comer e descansar estão atrelados para se chegar ao resultado esperado. Procure um profissional especializado para lhe ajudar no processo”, disse Enya em entrevista exclusiva para o Sport Life.
Aproveite as etapas
Tiemi pontuou que é necessário entender que os treinos de técnicas de movimento, assim como o uso de cargas leves, corridas em distâncias menores e mais tempo de descanso é importante nas primeiras aulas.
“Aproveite o início para entender como cada WOD (Treino do dia) funciona, como os movimentos de LPO (Levantamento de peso olímpico) e ginástica demandam técnica e treino em sua construção. Não se compare e mantenha a constância para em breve ver sua performance melhorar e você estar mais próximo do seu objetivo. Ouça seu coach e tenha paciência e persistência”, aconselhou.
CrossFit além do WOD
Por fim, os treinos de CrossFit possibilitam a socialização e o aprendizado de novos movimentos, o que passa pela nomenclatura dos exercícios e campeonatos. “Atrelado a isso, um novo mundo pode ser apresentado a você. Aproveite os treinos para conhecer mais as pessoas, entender como seu corpo funciona, o que mais gosta e o que pode praticar mais. Compartilhe com colegas as suas facilidades, dificuldades e os treinos se tornarão cada dia mais interessantes”, concluiu Enya Tiemi.