A falta de sono impacta na produção de hormônios, que regulam o metabolismo, como a insulina e o cortisol. Detalhe que o desequilíbrio hormonal dificulta tanto o controle do apetite quanto o ganho de peso em longo prazo. Dessa maneira, a nutricionista Amanda Figueiredo vai transmitir dicas para o sono de qualidade.
As dicas para o sono de qualidade
Higiene do sono
Criar um ambiente de sono saudável, incluindo a importância de manter um horário de sono regular, evitar telas antes de dormir e criar um ambiente relaxante.
Exercício e alimentação
A prática de exercícios regulares e a escolha de alimentos que promovem o sono, como chás calmantes e alimentos ricos em magnésio como sementes, castanhas e folhas verdes podem ajudar.
Escolhas alimentares que prejudicam o sono
Alimentos ricos em calorias geralmente se referem a opções que têm um alto teor de açúcar e gordura, ou seja, doces, frituras e fast food, que costumam ser saborosos e atraentes em momentos de cansaço.
“Quando estamos estressados, muitas pessoas buscam conforto em alimentos indulgentes como doces e frituras, que proporcionam uma sensação temporária de prazer”, completou Amanda.
Receita de suco para relaxar e dormir
Ingredientes
1/2 maracujá
2 folhas de alface
200ml de água
Adoçante stevia se desejar
Modo de preparo
Bater tudo no liquidificador, coar e consumir a noite após o jantar. Durante três dias na semana