Alimento que faz parte de milhões dos lares brasileiros, o pão para muitos aparece como inimigo quando o assunto é vida fitness, concorda? Aí é que surge o questionamento: o pão deve ser excluído da dieta para emagrecimento?
O pão não deve sair da dieta para emagrecimento
“Emagrecer depende do balanço calórico geral e não da exclusão de alimentos específicos e isoladamente. O pão pode ser parte de uma dieta saudável para perda de peso desde que consumido como parte de um plano alimentar equilibrado. Para isso, priorize opções nutritivas: pães integrais ou de grãos inteiros são melhores escolhas, pois são ricos em fibras e nutrientes”, declarou a nutricionista da Jasmine Alimentos, Karla Maciel.
Os pães de centeio ou multigrãos também são boas opções, que oferecem saciedade. Já os pães sem glúten possuem farinhas isentas de glúten e, também, são excelentes opções para pessoas com intolerâncias alimentares, como os consumidores celíacos.
“Evite pães brancos refinados que têm menor valor nutricional e recheios calóricos ou muito gordurosos. Observe ainda as porções e frequências com base nas suas necessidades calóricas diárias”, completou.
A sugestão é combinar o pão com fontes de proteína magra, ou seja, ovos, queijo branco ou frango desfiado, além de gorduras saudáveis como o abacate e vegetais. “Além disso, é importante equilibrar o consumo de pão com outros alimentos para evitar picos de glicemia e manter o apetite sob controle”, frisou a profissional.
Palavra final
“O que importa está na forma como o pão francês ou o pão de forma entra na dieta. Uma vez que em termos de densidade nutricional, se ambos possuem farinhas brancas, apresentam semelhanças. Mas não quer dizer que possuem o mesmo valor nutricional necessariamente”, concluiu Karla Maciel.