Há quem elimina o carboidrato do cardápio sem o mínimo de critério, o que acarreta em seríssimos prejuízos para saúde. Além disso, a Uma pesquisa disponível no Diabetes and Metabolic Syndrome alega que dieta low carb aumenta o risco de diabetes tipo 2.
Dieta low carb + risco de diabetes: saiba a relação
Cientistas australianos avaliaram dados de 39.185 adultos, que participaram do MCCS (Melbourne Collaborative Cohort Study), criado no início da década de 1990 para investigar o papel do estilo de vida em doenças crônicas.
Observou-se um elo entre a restrição de carboidrato, aliada ao consumo exagerado de gorduras e proteínas, além da pouca ingestão de fibras, com uma chance alta de desenvolver o diabetes tipo 2. Esse distúrbio é marcado pela função prejudicada da insulina e pelos níveis elevados de açúcar no sangue, o que contribui para males cardiovasculares e danos aos olhos.
Outro acréscimo é o perigo de seguir dietas da moda sem orientação. Embora o temor com carboidratos venha desde os anos de 1970, as redes sociais espalham cardápios low carb, cetogênicos, carnívoros e sem falar nas variadas formas de jejum intermitente.
A palavra da especialista
O déficit calórico contribui para o emagrecimento com a devida orientação e cortar carboidrato por conta própria não necessariamente ajuda. “O que costuma ocorrer é a perda de água. Isso porque o carboidrato retém líquido nas células e gera o glicogênio muscular, que é nossa reserva energética”, concluiu a nutricionista da unidade de check-up do Hospital Israelita Albert Einstein Daniela Boulos.
