Para ganhar ou mesmo manter a massa muscular, é preciso incluir uma série de hábitos no seu dia a dia – alimentação saudável, hidratação correta, uma rotina de treinos, etc. Contudo, por mais que isso possa parecer exigir diversas renúncias, nem sempre ter uma dieta adequada para esse objetivo, por exemplo, precisa deixar de ser saboroso.
Várias frutas muito amadas, por exemplo, ajudam a ganhar massa muscular. A seguir, conheça o trio indicado pela nutricionista Renata Branco:
Melancia
Segundo Renata, a melancia é completa quando o assunto é recuperação muscular.
“Rica em vitaminas e minerais A, C e B6, zinco, ferro, cálcio, potássio e magnésio. No pós-treino, a melancia ajuda na completa hidratação, como um isotônico natural devido a sua alta concentração de água e eletrólitos. Também é rica em óxido nítrico, o que melhora a recuperação ao aumentar a circulação de oxigênio para sangue e músculos. Além disso, ela tem um aminoácido chamado citrulina, que ajuda na formação dos músculos e diminuição da fadiga”, diz Renata.
Banana
A banana é uma das favoritas de quem pratica atividade física, principalmente pela boa quantidade de carboidratos, que oferecem energia e aumentam a performance durante os treinos.
“É uma excelente opção no pré-treino ou pós-treino. A banana também é fonte de potássio, que perdemos no suor é essencial para regular a contração muscular e prevenir cãibras”, complementou Branco.
Abacate
Por fim, com menor teor de carboidratos e rico em gorduras saudáveis, o abacate garante saciedade e auxilia o funcionamento intestinal.
“Há menor quantidade de carboidratos, é rico em gorduras saudáveis, ajuda na saciedade e importante para função intestinal. A fruta é rica em fibras, potássio, sódio, magnésio, vitamina A, C, E, K 1, fitoesteróis e glutationa, que é um poderoso antioxidante. Além da vitamina E, que aumenta a ação anti-inflamatória das gorduras, o abacate também é abundante em potássio, o que regula a atividade muscular”, concluiu a nutricionista.
